Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

CONPORTOS PROMOVE SIMPÓSIO DE DIREITO E SEGURANÇA PÚBLICA NOS PORTOS

O evento presencial será realizado no dia 03/12, no edifício sede da Polícia Federal, em Brasília. As inscrições são limitadas e gratuitas ...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 21 de junho de 2018

0

CODESP PROMOVE TREINAMENTO PARA CONTROLADORES DE TRÁFEGO MARÍTIMO




O curso abordou simulação de manobra de entrada no porto com navio de 366 metros de comprimento

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) promoveu o treinamento de uma equipe de controladores de tráfego marítimo no curso de operador de Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS – Vessel Traffic Service), realizado pela fundação Homem do Mar (FHM), no Centro de Simulação Aquaviária (CSA), no Rio de Janeiro.
O CSA está preparado com tecnologia de ponta para capacitar os operadores que vão atuar nos sistemas de controle de tráfego de embarcações nos portos do País e conta com a estrutura de modernos equipamentos para fazer a simulação integrada de operações dos navios com a nova ferramenta de controle nos portos, o Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS, sigla em inglês de Vessel Traffic Management Information System).
A primeira turma da Codesp formada no Centro reuniu os controladores de tráfego marítimo Maurício Oshiro, Fernando Nadais, Henrique Garcia, além do gestor do VTMIS do Porto de Santos, Marcelo Villas Boas, que planeja mais dois cursos para os controladores do sistema.
O gestor destacou que a estrutura e o nível de preparo do pessoal da FHM impressionaram a todos. “Toda a parte de simulação é, de fato, o estado da arte. Não imaginávamos encontrar no Brasil um material dessa qualidade”, afirmou Villas Boas.
O curso abordou simulação de manobra de entrada no porto com navio de 366 metros de comprimento. Atualmente, o porto opera com “navios tipo” de 336 metros de comprimento, mas já recebeu embarcações de 340 metros. Recentemente, a Universidade de São Paulo (USP) apresentou trabalho com foco na manobrabilidade de navios de 366m e interação hidrodinâmica, incluindo a avaliação de cenários econômicos, considerando-se projeção de demandas de cargas e da frota a atender, analisada sob o aspecto de custo-benefício.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.                                                                                                                                                                                         
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.                                                                                                                                                  
                             COMENTÁRIOS                             
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.