As aulas foram ministradas no Auditório do Porto de Itajaí e
na Base de Emergência
O
Curso de Segurança e Saúde nos Trabalho e Resgate em Espaços Confinados (NR-33),
que atraiu um número expressivo de inscritos, teve as aulas ministradas no
Auditório do Porto de Itajaí e na Base de Emergência.
Identificar
um espaço confinado requer um conhecimento profundo dos diversos fatores e
circunstâncias que contribuem a caracterizá-lo como tal. Isto inclui a sua
geometria, o seu tipo, localização, características, conteúdo, riscos e
condições perigosas, entre outros aspectos.
Partindo
deste princípio, nesta semana, entre 20 e 24 de novembro, a Gerência do Meio
Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí promoveu mais um curso voltado
para o efetivo do Complexo Portuário
Desta
vez, 60 pessoas participaram do Curso de Segurança e Saúde nos Trabalho e Resgate
em Espaços Confinados-NR 33. Ao todos são servidores que atuam na Gerência de
Segurança Portuária, Gerência de Operações, Recursos Humanos, Gerência de
Manutenção, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e ainda contou
com servidores do Órgão de Gestão de Mão de Obra (OGMO), SUATRANS
MARINE/ECOSORB e APM Terminals.
Cada
participante cumpriu 20 horas em aulas nos horários matutino e vespertino e
todas as atividades aconteceram no Auditório e na Base de Emergência da
Superintendência do Porto de Itajaí (SUATRANS MARINE/ECOSORB).
De
acordo com o Manual de Espaços Confinados da SUATRANS, espaço confinado é
qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que
possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é
insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou
enriquecimento de oxigênio. Em espaços confinados, um trabalhador, por exemplo,
pode ser uma vítima de aprisionamento ou asfixia.
Ainda
de acordo com o Manual, são exemplos de espaços confinados: tanques de adubo,
fossas, covas, sistema de esgoto, trincheiras, escavações, fornos, câmaras
frigorificas, chaminés, caldeiras, cisternas, reatores, reservatórios, caixas d’água,
tanques de combustível, contêineres, silos em geral, compartimentos de navios
(porões, tanques de lastro e duplo costado/fundo), dutos de ar-condicionado,
moinhos, trituradores, entre outros lugares onde há a presença de
trabalhadores.
O
Treinamento possibilitou o conhecimento de todos quanto aos procedimentos
necessários e obrigatórios para execução desses serviços, métodos de resgate e
salvamento, bem como a fiscalização se os serviços estão sendo feitos de acordo
com o que preconiza a legislação.
Após
a conclusão do curso foi possível ter uma ideia aprimorada do mapeamento dos
pontos de espaços confinados no Porto de Itajaí, desencadeando novas ações de
preparação das equipes de respostas, equipamentos necessários e exames para
equipes de pronta respostas a emergência de resgates.
“Em
atendimento as normas que nos compete, podemos sempre ir um pouco mais além do
que se é solicitado pela legislação. Prova disso neste curso é quanto a criação
de uma equipe de resgate que são os brigadistas e com ela estarão preparados
através de treinos intensos caso ocorra alguma emergência no complexo
portuário”, destacou Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente.
A
NR 33 foi alterada pela Portaria N°1.409 de 29 de agosto de 2012, estabelecendo
no 33.3.5.3 que “todos os Trabalhadores autorizados, Vigias e Supervisores de
Entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses. A entrada,
trabalho e resgate em espaços confinados são consideradas atividades
potencialmente perigosas, que requerem treino, trabalho de equipe, e o uso
correto das habilidades, técnicas e equipamentos de proteção individuais e coletivos.
“A
intenção é manter a área do Porto e dos trabalhadores mais seguros e através
desta capacitação, terem a oportunidade de avaliar à sua volta os riscos com a
possibilidade de evitar possíveis acidentes”, reforça Carlos Assis, Gerente de
Operações da SUATRANS MARINE.
A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
COMENTÁRIOS
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.