O teste simulou um incêndio em um dos tanques do terminal
com uma vítima
Foi
realizado no dia 11 de outubro, o primeiro Simulado de Atendimento de
Emergências no Terminal de Álcool de Paranaguá (Tepaguá), que comprovou a capacidade
de atendimento e resposta imediata das empresas e instituições participantes do
Plano de Auxílio Mutuo (PAM) em caso de acidentes em terminais de líquidos.
O
teste simulou um incêndio em um dos tanques do terminal com uma vítima. A ação
durou cerca de 20 minutos e treinou os procedimentos de comunicação da
emergência, o tempo de resposta e eficiência do atendimento.
Apesar
de ser apenas um simulado, carros dos corpos de bombeiros e ambulâncias foram
mobilizadas na ação. Em menos de dez minutos depois de acionado, o corpo de
bombeiros já estava no local realizando o resfriamento do tanque em que
supostamente aconteceu o acidente e uma ambulância já realizava os primeiros
atendimentos à vítima.
“É
fundamental que simulados como este sejam feitos periodicamente para que a
gente possa identificar o que precisa ser trabalhado e quais procedimentos
estão bem treinados. Isso é fundamental para que, numa emergência real, a
resposta seja correta e ágil”, afirma o comandante do Corpo de Bombeiros de Paranaguá,
capitão Ícaro Gabriel Greinert.
Cenário
O
simulado foi realizado no tanque 6 do Terminal de Álcool de Paranaguá, que tem
capacidade de 5,2 mil metros cúbicos de álcool, que equivalem a mais de 170
caminhões carregados de líquidos inflamáveis.
Na
ação, era necessário resfriar o tanque para que o incêndio fosse controlado e
não se alastrasse para os demais tanques, que armazenam outros 30 mil metros
cúbicos de produto. Também foi necessário resgatar uma vítima ferida pela
explosão.
Nestas
emergências, o terminal onde acontece o acidente aciona o PAM, documento que
estabelece procedimentos de cooperação entre as empresas signatárias. Neste
caso, o funcionário que identificou o acidente imediatamente acionou o Corpo de
Bombeiros, o OGMO e as empresas pertencentes ao subgrupo de líquidos
inflamáveis, que auxiliam com materiais e suas respectivas estruturas de
combate a emergências.
“O
respeito à saúde humana e ao meio ambiente é uma prioridade no Porto de
Paranaguá e conseguimos comprovar à comunidade e aos usuários esta premissa com
este tipo de ação preventiva”, afirma o diretor-presidente da Administração dos
Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
O
PAM do Porto de Paranaguá foi criado em 2014 e hoje, três anos depois, conta
com a adesão de 31 empresas. Para o pleno funcionamento do plano, a
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina promove, além dos simulados,
reuniões periódicas para alinhas desde a comunicação até a logística e
atendimento as emergências.
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