As imagens escaneadas são enviadas diretamente para o
sistema da Receita Federal
A
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) faz a inspeção de 100%
das cargas que desembarcam no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e
entram na área pública do Porto. Novos scanners estão trazendo mais segurança
no processo de importação e exportação.
O
scanner de cargas da APPA fica próximo ao berço 206, em uma área sinalizada e
cercada dentro da faixa portuária. O equipamento funciona como uma máquina de
raio-X que faz a varredura completa nas cargas. A operação dura menos de um
minuto.
As
cargas gerais que entram na área pública por contêiner são operadas por
arrendatários do Porto de Paranaguá. Entre os produtos transportados por
contêiner estão bobinas de aço, pneus, brinquedos, aditivos de ração animal,
ervas medicinais, eletrônicos e outros.
As
imagens escaneadas são enviadas diretamente para o sistema da Receita Federal,
que cruza, em tempo real, a imagem captada com os dados descritos na nota
fiscal. Desta forma, o processo de fiscalização fica mais rápido e preciso. O
scanner também é capaz de detectar qualquer tipo de substância ilícita ou
contrabandeada, como produtos químicos, armas, drogas e radioatividade.
Segundo
o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o equipamento traz mais
controle e torna mais eficiente e ágil a fiscalização e liberação de cargas que
entram e saem do Porto. “Com a nova fiscalização, liberamos os contêineres com
total segurança e em menos tempo, barateando a logística dos clientes que
operam por Paranaguá”, afirma.
Como funciona
Na
primeira varredura do scanner o caminhão passa por uma placa que mede a
radioatividade da carga. Se dentro do contêiner houver alguma carga líquida ou
substância com nível radioativo acima do normal, uma luz vermelha se acende e
um sinal sonoro é disparado. Automaticamente, o caminhão é bloqueado e a carga
fica retida para análise.
Poucos
metros à frente, o caminhão passa por uma trava, que faz a leitura em raio-X e
gera a imagem da carga na central de controle. São analisadas diversas
situações, como contêineres ditos vazios, mas que contém carga; material
escondido; materiais não identificados. As informações são repassadas
automaticamente para a Receita Federal, juntamente com os dados da Nota Fiscal
e a placa do veículo.
Segurança do Trabalho
Para
garantir que os níveis de exposição não prejudiquem a saúde dos trabalhadores
que operam o scanner, os funcionários que acompanham o escaneamento da carga
mantém um chip no seu uniforme. Chamado de dosímetro, o chip mede diariamente a
quantidade de radiação a que os funcionários são expostos eventualmente. Ainda
que a radiação do equipamento seja mais fraca que a de raios solares, o
procedimento é fundamental.
O
scanner também é programado para não emitir raios contra a cabine do motorista
do caminhão. Desta forma, somente a carroceria do veículo é alvo da emissão do
equipamento.
Outros Scanners
Além
do scanner de cargas, a Appa conta ainda com um scanner de palets que pode ser
utilizado sempre que requisitado pela Receita Federal.
Para
o acesso ao cais, visando a segurança de funcionários e tripulantes, que entram
e saem da faixa portuária a pé – outros dois scanners de bagagens foram
instalados nas portarias de entrada do Porto de Paranaguá. Estes funcionam
próximos às catracas de identificação, desde 2016. Os equipamentos passam os
pertences por esteiras de raio-x que identificam o conteúdo e verificam se há
algo irregular na entrada ou saída dos objetos.
Fonte:
APPA
* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
COMENTÁRIOS
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.