Tecnologia de segurança em portos virou item
indispensável para a operação e para o combate ao tráfico de drogas, pirataria
e furto de cargas
Os
navios de carga que chegam ao Porto São Francisco do Sul, em Santa Catarina,
mesmo ainda distantes, já estão sendo monitorados detalhadamente por câmeras de
videomonitoramento IP de última geração. Os equipamentos, da fabricante sueca
Axis Communications, permitem visualizar os navios e o número de identificação
dos contêineres graças ao zoom óptico de 32x, e também garantem a segurança dos
funcionários.
Um
dos 10 portos mais importantes do Brasil, o São Francisco do Sul se destaca por
ser um porto de múltiplo uso, configurado para movimentação de carga geral,
contêineres e grãos. O novo projeto de segurança utilizou a tecnologia para
superar cada desafio do ambiente – como a variação térmica (de 1°C a 41°C).
Com
uma área de pátio de 244mil m², apenas seis câmeras AXIS Q6045-E MK II foram
necessárias para cobrir o cenário. Para a vigilância perimetral, uma câmera
AXIS P1354-E foi instalada a cada 40 metros aproximadamente, totalizando 98
câmeras desse modelo, permitindo detectar pessoas em toda a extensão do
perímetro e reconhecê-las a 20 metros de distância da câmera.
Mesmo
à noite, é possível ver detalhes que ajudam a identificar suspeitos, como a cor
da camisa, já que a tecnologia Lightfinder permite captar imagens coloridas com
baixíssima iluminação. Já o WDR é um recurso que compensa as imagens em
condições de luminosidade contrastantes ou de contraluz, como a luz do sol que
atinge a água e é refletida diretamente na lente da câmera.
Na
prática, as imagens acabaram ajudando no controle da operação. Com as câmeras
PTZ, tornou-se possível acompanhar melhor o carregamento e descarregamento,
verificar se os colaboradores estão utilizando o Equipamento de Proteção
Individual e visualizar a entrada e saída de navios a uma longa distância.
O
investimento, além de facilitar a operação e aumentar a competitividade do
Porto São Francisco do Sul, obedece às exigências da Receita Federal do Brasil,
da ANTAQ e da Cesportos. “O setor portuário movimenta anualmente cerca de 700
milhões de toneladas de mercadoria, e responde sozinho por mais de 90% das
exportações”, afirma Andrei Junqueira, gerente de Vendas da Axis no Brasil. “A
modernização tecnológica é indispensável para reduzir custos, atender a normas
e elevar a competitividade, além de combater o tráfico de drogas, pirataria e
furto de cargas”, completa Junqueira.
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Falta agora a NOMEAÇÃO dos aprovados no concurso público para a guarda portuária, para poder operar esses aparelhos e assumir suas funções por direito.
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