Treinamento do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de
Santos aconteceu em área de armazenamento de combustíveis
O
Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos (PAM) realizou, na última quinta-feira
(27), um novo exercício de combate a incêndio. O treinamento simulou um
acidente na empresa Adonai Química, localizada na Ilha Barnabé, área
continental de Santos. É o segundo simulado do PAM realizado naquela área, onde
é movimentado combustível. A Ilha Barnabé já havia sido palco de um exercício
semelhante no dia 10 de março, no terminal da empresa Granel Química.
O
objetivo do exercício é avaliar as ações conjuntas da área 6 do PAM instalados
na Ilha Barnabé, os tempos de resposta do PAM às situações de emergência e
verificar rotas de fuga e de acesso, bem como pontos de encontro. Todos os
terminais localizados na Ilha do Barnabé foram envolvidos. O PAM do Porto de
Santos é dividido em seis áreas: Alamoa, Saboó, Paquetá, Outeirinhos, Ponta da
Praia, Guarujá e área continental de Santos.
Nesse
exercício foi testado o pior cenário para o local: incêndio em um tanque de
gasolina, como o que ocorreu em abril de 2015 na Alamoa. "Os exercícios do
PAM são sempre baseados em casos já ocorridos", explica o coordenador do
PAM, o Técnico de Segurança do trabalho da Codesp, Evandro Lourenço.
De
acordo com Lourenço, o exercício envolveu cerca de 90 pessoas, dentre
brigadistas, Guarda Portuária e Corpo de Bombeiros. O resultado foi
satisfatório, com destaque para os sistemas automáticos de emergência da
empresa, que funcionaram conforme adequado.
Na
próxima segunda-feira, dia 31 de julho, haverá uma reunião dos componentes do
PAM para avaliar os dados anotados pelos observadores do exercício. O próximo
simulado está previsto para setembro e deve ocorrer na área 5, bairro do Estuário,
em armazém de carga geral.
Sobre o PAM do Porto de
Santos
O
Plano de Ajuda Mútua é uma organização prevista na Norma Regulamentadora NR 29,
do Ministério do Trabalho. A norma regula a segurança e a saúde no trabalho
portuário. O PAM fornece recursos humanos e materiais em caso de emergências de
grande porte. Ele é composto pelas empresas da área do Porto Organizado de
Santos e é coordenado pela Autoridade Portuária, a Companhia Docas do Estado de
São Paulo (Codesp). Ele é acionado quando ocorre o chamado acidente ampliado, caracterizado
pela possibilidade de atingir áreas além do próprio local do sinistro.
A nossa missão é manter informado àqueles
que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam
relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu
contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo,
inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias,
originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja
mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é
o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder
retransmitir aos outros.
COMENTÁRIOS
Os comentários
publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A
responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários
anônimos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.