O novo sistema de gestão proporciona mais segurança e
eficiência ao tráfego de embarcações e maior rapidez na operação das cargas
O
Porto de Vitória (ES) saiu na frente. É o primeiro porto público do Brasil a
implantar o Sistema de Gerenciamento e Informatização do Tráfego de Embarcações
– VTMIS (sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System).
Ele melhora a segurança e a eficiência do tráfego de embarcações e protege o
meio ambiente. Embora ainda precise da homologação da Marinha, prevista para
agosto, o sistema já está em operação. O governo federal investiu R$ 22,9
milhões no VTMIS.
"Este
é um processo sem volta, saltamos de um sistema arcaico para a era digital e
online, que torna o porto mais eficiente e seguro", afirmou o presidente da
Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luís Claudio Montenegro. Integrado
ao programa Porto sem Papel, o sistema também vai proporcionar maior rapidez no
fluxo de cargas e ganho de tempo operacional.
O
próximo porto brasileiro a implantar o sistema VTMIS é o de Santos, que em
fevereiro inaugurou o seu Centro de Controle de Operações (CCO) no complexo
Santista.
No
Porto de Vitória, o sistema opera com dois radares, localizados nos Morros do
Moreno e de Atalaia, Vila Velha (ES). Eles monitoram a navegação na barra,
incluindo o canal de acesso ao Porto de Vitória, além dos Portos de Tubarão e
de Praia Mole.
VTMIS
O
VTMIS é um sistema de auxílio eletrônico à navegação, com capacidade para
prover a monitoração ativa do tráfego aquaviário. O objetivo do sistema é
ampliar a segurança navegação e da vida humana no mar e a proteção ao meio
ambiente nas áreas em que há intensa movimentação de embarcações ou risco de acidentes
em grandes proporções.
O
sistema é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de dados, já que realiza a
integração de um grande volume de informações provenientes de dispositivos e
sensores. Entre outras funções, a busca pela melhoria na eficiência da
movimentação de cargas, utilização dos recursos e infraestrutura do porto e
organização do tráfego aquaviário na área portuária, canais de acesso e
fundeadouros.
O
Centro de Controle Operacional do VTMIS deve ser localizado em área estratégica
do porto, no qual operadores devidamente habilitados possam analisar o tráfego
aquaviário.
Brasil
No
País, a Autoridade Competente de que trata essa resolução é a Marinha do Brasil
através do Centro de Sinalização Náutica e Reparos Almirante Moraes Rêgo
(CAMR). O CAMR representa o Brasil como Membro Nacional da Associação
Internacional de Sinalização Marítima (IALA) desde 1961 e membro do seu
conselho desde 1998.
Requisitos
Segundo a Recomendação V-128 da IALA sobre Requisitos Operacionais e Técnicos para o Desempenho de Equipamentos VTS, os elementos essenciais de um sistema moderno são: Radares, que possibilitam o rastreamento de embarcações, AIS (Automatic Identification System) que equipam os navios de grande porte; CFTV dotado de câmeras de longo alcance e visão noturna; sensores meteorológicos e hidrológicos; comunicações VHF; e um Centro de Controle Operacional (CCO-VTMIS), para o qual convergem todas as informações capturadas através dos sensores remotos.
Segundo a Recomendação V-128 da IALA sobre Requisitos Operacionais e Técnicos para o Desempenho de Equipamentos VTS, os elementos essenciais de um sistema moderno são: Radares, que possibilitam o rastreamento de embarcações, AIS (Automatic Identification System) que equipam os navios de grande porte; CFTV dotado de câmeras de longo alcance e visão noturna; sensores meteorológicos e hidrológicos; comunicações VHF; e um Centro de Controle Operacional (CCO-VTMIS), para o qual convergem todas as informações capturadas através dos sensores remotos.
O
serviço deve ter a “capacidade de interagir com o tráfego e responder a
situações que se desenvolvam dentro da área de VTS”.
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