Os participantes foram apresentados às ocorrências
possíveis de acidentes nas operações portuárias, suas frequências, quais
técnicas são mais úteis para cada uma das situações e como identificar as consequências
de todos os eventos
A
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) encerrou no dia 6, o
curso de capacitação para comando na resposta de acidentes ambientais
ministrado para todos os terminais e órgãos participantes do Plano de Área de
Paranaguá e Antonina. O curso, chamado de “On Scene Commander”, é dedicado às
pessoas que podem ter que comandar qualquer ação de combate a um acidente
ambiental em mar, como vazamentos de óleo.
A
capacitação conta com a presença de representantes de onze terminais (TEAPAR,
Cattalini, Fospar, TCP, CPA, União Vopak, Rocha, Bunge, Transpetro, Álcool do
Paraná), da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), Instituto
Ambiental do Paraná (IAP), Capitania dos Portos, Ministério Público, FUNESPAR,
Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
A
atividade, que tem certificação reconhecida internacionalmente, faz parte de
uma série de medidas de prevenção que a Appa executa visando a segurança da
cidade de Paranaguá e da sua baía. O objetivo da ação é garantir a melhor
interlocução entre os responsáveis pela atuação direta nas emergências, seus
coordenadores e os órgãos ambientais fiscalizadores e de controle, promovendo
uma resposta célere minimizando os possíveis impactos a saúde humana, ao meio ambiente
e as infraestruturas.
“Trabalhamos
em várias frentes para proteger nosso bem maior que são as cidades do litoral
paranaense e seu complexo estuarino. Ao mesmo tempo em que seguimos uma série
de normas, investimos em segurança da navegação e operação, estabelecemos e
cobramos procedimentos mais seguros que minimizam as chances de um acidente,
também formamos pessoas mais capazes para responder a eventuais incidentes da
maneira mais ágil, segura e correta possível”, afirma o diretor-presidente da
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
Nos
últimos cinco anos, a Appa investiu aproximadamente R$ 35 milhões na área de
meio ambiente. Os recursos foram aplicados em projetos de engenharia para o
desenvolvimento ambiental, estudos ambientais, étnicos e arqueológicos para
novos licenciamentos, planos de emergência, prontidão ambiental, saneamento e
tratamento de efluentes, coleta e destinação de resíduos sólidos,
monitoramentos de dragagens, controle de pragas e proliferação de vetores,
varrição mecanizada de ruas e avenidas, recuperação de passivos ambientais,
gerenciamento de emissões atmosféricas e de ruídos, gerenciamento de água de
lastro dos navios, monitoramento da qualidade das águas e dos sedimentos,
monitoramento da biota aquática, monitoramento da avifauna, monitoramento da
atividade pesqueira, entre outros.
Para
2017 e 2018, a Appa investirá outros R$ 32 milhões em meio ambiente para dar
continuidade aos mais de 40 projetos e programas que estão em andamento e no
aprimoramento do trabalho já realizado.
Devido
às ações e investimentos em meio ambiente, o Porto de Paranaguá evoluiu. Em
2010 ele tinha sido interditado por não ter licença de operação do Ibama na
época. Mas a situação mudou. Deixou a última posição dos portos brasileiros no
Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários
(Antaq) em 2012 para a 3ª colocação, em 2016, em qualidade de serviços
ambientais.
Treinamento
O
curso teve duração de duas semanas. Nele, os participantes foram apresentados
às ocorrências possíveis de acidentes nas operações portuárias, suas
frequências, quais técnicas são mais úteis para cada uma das situações e como
identificar as consequências de todos os eventos.
“Depois,
nos últimos dias de capacitação, todos passam por um simulado, no qual, por
exemplo, trabalham com todas as situações que acontecem em um incidente como
este. Desde o cálculo da influência do vento e da maré no movimento da mancha
de óleo até o gerenciamento do material de combate disponível”, afirma o
gerente de operações da ALBriggs, empresa contratada para a execução da
capacitação, John Cantlie.
A nossa missão é manter informado àqueles
que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam
relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu
contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo,
inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
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