Para os integrantes da Guarda Portuária, devido às
características da embarcação e dos seus ocupantes, seriam ratos d’água
Na
última sexta-feira (09), por volta das 16h, o Centro de Controle e
Monitoramento (CCOM) da Guarda Portuária do Terminal Petroquímico de Miramar (TEQUIMAR), Nicolau Bentes Gomes, conhecido popularmente como TERMINAL DE MIRAMAR, administrado pela Companhia Docas do Pará (CDP), flagrou uma embarcação com
dois elementos em atitude suspeita próxima ao navio NT CEYLON, atracado no Píer
II deste terminal. Em seguida, após ser observada a presença de mais quatro
elementos debaixo da estrutura desse píer, o CCCOM emitiu um sinal de alerta
aos demais guardas portuários, informando uma possível tentativa de invasão ao
terminal, ou ao próprio navio que lá se encontrava atracado.
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Os ratos d´água aproveitam o fácil acesso e a falta de guardas portuários nos pieres para poderem invadir os navios |
Como
nos píeres do TERMINAL DE MIRAMAR, com a alteração do Plano de Segurança Pública Portuária
(PSPP), os guardas portuários deixaram de serem escalados nesses postos, apenas
dois guardas de outros postos se deslocaram para conter a invasão, sendo todas
as coordenadas passadas pelo CCCOM aos guardas que se deslocaram para a
ocorrência.
Como
a situação perdurava, foi acionada a Polícia Federal, já que havia a preocupação
de o contingente da Guarda ser inadequado para atender a ocorrência, ocasião em
que um agente, portando um fuzil, se deslocou para o apoio.
Mesmo
assim a embarcação suspeita, com os seis elementos, ficou margeando o navio e a
área entre os dois píeres, se afastando lentamente do local, onde com certeza
pensavam em agir, o que só não foi possível em função da presença da GP e PF no
local.
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Os pescadores, diferente dos ratos d´água, utilizam de vestimentas (bonés e roupas de manga comprida) para se proteger do sol, além de varas ou redes de pesca |
Embora
haja o entendimento dos que atuam em outros setores da CDP, de que se tratavam
apenas de pescadores, para os integrantes da Guarda Portuária, devido às características
da embarcação e dos seus ocupantes, pois além do número e das vestimentas
desses elementos, não se viu na embarcação nenhuma vara ou rede de pesca, seriam
ratos d’água, como são conhecidos aqueles que invadem as embarcações para a prática
de furtos, como já houveram no passado, em diversas invasões nos navios, os
quais foram saqueados e cuja aproximação se deu através desse tipo de
embarcação.
Segundo
foi apurado pelo Portal Segurança Portuária Em Foco, alguns guardas portuários,
diante da inércia de quem deveria tomar alguma atitude, protocolaram no dia 27
de janeiro denúncia no Ministério Público Federal (MPF), (processo nº 000151.2017.08.000.0),
para apurar a alteração do PSPP que causou a fragilidade da segurança nos píeres,
solicitando a volta do guarnecimento desses postos pela Guarda Portuária.
Segundo
consta nessa denúncia, a justificativa da CDP para a supressão dos guardas
portuários nos pires se deu, dentre outros motivos, porque nesses locais se
encontram auxiliares portuários 24 horas portando rádios HT, por isso não se fazia
necessária à presença da Guarda Portuária fixa nessa área, porém, a função dos
auxiliares é atracar e desatracar navios.
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Segundo consta, atualmente o terminal só conta com guardas na portaria e no CCCOM, localizados longe dos pieres. |
A
falta de segurança nos píeres, sem a presença da Guarda Portuária, tem sido
objeto de reclamações de comandantes e armadores dos navios, e também das
empresas operadoras portuárias que atuam nesse Terminal.
Receita Federal
O
Portal apurou que ontem (13), um Auditor Fiscal da Receita Federal, esteve em MIRAMAR a fim de verificar as condições de alfandegamento desse terminal,
ocasião em que foi acompanhado durante a visita pelo Supervisor de Operações, Miguel
Belo.
Observando
as gravações armazenadas, considerou essa tentativa de invasão como incidente
de proteção, já que colocou em xeque o PSPP dessa instalação e, principalmente,
porque após o alfandegamento e em todas as certificações o Terminal sempre teve
aprovado seu plano de segurança com todos os postos cobertos com guardas
portuários, principalmente áreas sensíveis, de operação, estratégicas, de
fronteira e de segurança nacional como os píeres.
Dando
os devidos esclarecimentos ao auditor da RF, o supervisor Miguel afirmou que a
supressão dos postos píeres I e II foi uma medida tomada pela CDP que alterou o
plano de segurança da instalação para evitar multa da ANTAQ, já que no referido
plano os postos se encontravam cobertos com guardas portuários e que essa
alteração foi referendada pela CESPORTOS. Miguel, além de guarda portuário, é dirigente do Sindiporto.
A nossa missão é manter informado àqueles
que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam
relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu
contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo,
inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.
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COMENTÁRIOS
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Tá muito sinistro trabalhar nesse terminal INDA mais a noite.
ResponderExcluirTomara que alguém faça algo ta tudo desguarnecido.
João Gentil
colaborador da Empresa LIMA
muito bom
ResponderExcluirgp alexandre es
Os sindicatos TUDO nas coxas da diretoria da CDP.
ResponderExcluirSÓ servem pra emprestar dinheiro.
bando de ave de rapina.
CORREA
PVC
O que se observa é que falta a guarda portuária, não só no Pará, mas em todo Brasil, abraçar suas responsabilidades. Já vi em outras reportagens que a Guarda Portuária do Pará possui lanchas, onde está a equipe para fazer as rondas aquáticas.
ResponderExcluirNão podemos esperar que aconteça o pior para poder nos posicionar, os Guardas do Pará e de onde tem lanchas devem cobrar esse posto de ronda aquática. E não me venha com a desculpa que não tem efetivo ou coisa parecida, temos que ocupar nossos espaços que realmente nos de visibilidade e não ficarmos como coadjuvante em portões esperando acabar o turno para irmos para casa.
MAS NÃO DÁ PRA FUGIR DA REALIDADE.
ExcluirAS LANCHAS VIRARAM VERDADEIROS ELEFANTES BRANVOS E APODRECEM ANCORADAS
JJUSTAMENTE POR FALTA DE EFETIVO.
CONCURSO JÁ!
MARCELO BRUNO
ESTAGIARIO MEIO AMBIENTE DA CDP