O VTMIS do Porto de Vitória está em fase final de testes
para entrar brevemente em operação
A
Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) promoveu entre os dias 05 a 09 deste
mês, no Centro de Controle Operacional localizado no Cais de Capuaba, em Vila
Velha, experiências reais do controle de tráfego de embarcações, situações de
risco e simulados de prováveis situações nas áreas de fundeio e acesso ao Porto
de Vitória, como parte da semana de treinamento intensivo para a equipe do
Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS).
O
Trabalho em Treinamento (OJT) - da sigla em inglês the Job Trainning - foi
aplicado pelo controlador do Serviço de Controle de Tráfego de Embarcações
(VTS), do Centro de Coordenação e Resgate Marítimo (MRCC, de Maritime Rescue
Coordination Centre) de Tarifa, no Estreito de Gibraltar, Espanha, José
Cristoban Maraver Romero.
Os
supervisores e operadores do VTMIS colocaram em prática os ensinamentos teóricos
adquiridos desde o início do OJT, operando o software IMare em simulações com
alvos sintéticos gerados no sistema, a fim de reforçar os Procedimentos
Operacionais Padronizados (SOP, de Standard Operational Procedures), do Centro
de Controle Operacional (CCO), e aperfeiçoar as comunicações marítimas padrão
(SMCP, sigla em inglês de Standard Marine Communication Phrases).
O
VTMIS do Porto de Vitória está em fase final de testes para entrar brevemente
em operação. O treinamento foi organizado pelo assessor responsável pela
implantação do VTMIS em Vitória, Agostinho Sobral Sampaio, com a colaboração do
gerente do Consórcio INDRA (empresa que forneceu e instalou os equipamentos),
Marcos Cesar Vendramin, e teve por objetivo preparar a equipe para a visita
técnica de avaliação a ser realizada pelo Centro de Sinalização Náutica
Almirante Moraes Rego, para dar início aos serviços do Centro VTMIS nos Portos
de Vitória, Tubarão e Praia Mole, canais de acesso e áreas de fundeio.
Controlador
O
controlador espanhol foi escolhido porque o Estreito de Gibraltar é a segunda
área marítima mais movimentada do mundo, perdendo apenas para o Canal da
Mancha, entre a Inglaterra e a França. Os estudos práticos realizados simularam
casos reais e treinamentos no sistema iMare, com prováveis situações de tráfego
que poderão ocorrer na área de responsabilidade do VTMIS em Vitória, utilizando
os radares, câmeras, cartas náuticas eletrônicas, equipamentos de comunicação
em VHF e sensores meteoceanográficos.
José
Cristoban Maraver Romero avaliou muito positivamente o desempenho da equipe do
Porto de Vitória, destacando o interesse, a busca de aprendizado, a conduta e o
conhecimento profissional dos responsáveis pela formação da equipe, além da
estrutura física do centro operacional e seus equipamentos, inclusive das
torres dos radares.
Equipe
A
equipe do VTMIS é mista, contando com oficiais de náutica da empresa INDRA e os
operadores da CODESA. Pelo porto, são eles: Patrícia Bettcher, Rafael De Nadai,
Regis Fontes, Tiago Fraga, Cláudia Loureiro, e pela Indra, os supervisores
Carolina Natali, Flávio Brilhante, Fabrício Borgo, Artur Varella e Gustavo
Marchesi.
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