Como o motorista invadiu e causou danos ao patrimônio de uma empresa estatal a ocorrência ficará a cargo da Polícia Federal
Na
última quinta-feira (25) os guardas portuários Guimarães, Cândido e Aline
Enamoto estavam na portaria do Porto de Vitória quando avistaram um veículo da
marca Fiat, modelo Uno Mille Fire, de cor prata, placa MQO 9625, de
Cariacica-ES se aproximar em alta velocidade e com a farol alto ligado.
Como
o motorista ignorou a ordem de parada, atropelando a cancela de entrada, no
intuito de parar o veículo e a fim dele não causar risco a integridade de
outros agentes, assim como de trabalhadores e usuários do porto, foi efetuado disparos na direção do pneu traseiro, no entanto, eles atingiram a caixa de ar
do veículo.
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Disparos atingiram a caixa de ar do veículo |
De
imediato também foi acionado o CCCOM, solicitando apoio, e avisado os guardas
portuários Grillo e Felipe Alves, ambos de serviço na Portaria de Pedestres,
conhecido como “roleta”, para onde o motorista se dirigiu, por dentro do cais.
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O motorista percorreu toda a extensão do cais, batendo ao final, numa balança ferroviária desativada e capotando |
O
Encarregado Manoel Leão, que estava no prédio 5, próximo ao término da área de
cais, acionou via rádio a presença de agentes armados, informando que o carro
tinha capotado, após bater numa balança ferroviária e tinha gente presa nas
ferragens. Em virtude da Guarda Portuária não possuir viaturas, o GP Felipe
Alves utilizou o seu próprio veículo para conduzir os GPs Grillo e Cândido, os únicos
armados durante aquele plantão.
Ao
chegarem ao local, os agentes constataram que no interior do veículo havia
apenas um elemento. Foi verificado nas imediações se não havia nenhum elemento
que pudesse ter saído do veículo, no entanto, ninguém foi encontrado.
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Segundo os bombeiros, o velocímetro travou marcando 100 km/h |
A
ambulância da CODESA foi acionada, juntamente com o Corpo de Bombeiros para a
retirada do motorista preso as ferragens. Segundo os bombeiros, o velocímetro
travou marcando a velocidade de 100 km. Caso houvesse no momento algum navio
operando o desastre teria sido maior, com consequências incalculáveis.
Ferido,
o condutor, que segundo alguns agentes no local, parecia estar alterado
psicologicamente, foi identificado como sendo Luciano Silveira Ramos, de 24
anos, precisou ser encaminhado em ambulância ao Pronto Socorro do Hospital São
Lucas, com escolta da Guarda Municipal. O veículo não possuía restrições de
furto ou roubo.
A
Polícia Militar e a Guarda Municipal de Vitória, que já estavam em perseguição
ao veículo por vários pontos da capital, também compareceram ao local.
Segundo
consta, uma viatura da Guarda Municipal Comunitária de Vitória realizava um
patrulhamento no Centro quando, ao passar próximo à Rodoviária, viu o Uno prata
na contramão da avenida principal. Segundo os agentes, o motorista ainda
realizava manobras perigosas na via que colocavam em risco outros condutores e
pedestres.
Os
agentes ainda tentaram convencer o condutor do veículo a encostar o carro, mas
ele passou a dirigir de forma ainda mais imprudente e iniciou fuga em direção
ao bairro Santo Antônio, com manobras perigosas pela contramão das principais
avenidas da região.
Outras
dois veículos da Guarda Municipal Comunitária se juntaram à equipe que já fazia
a perseguição e passaram a acompanhar o trajeto do motorista do Uno.
Ao
passar perto da Companhia da Polícia Militar no local conhecido como “Sambão do
Povo”, a ação ganhou reforço de outros cinco carros da PM.
A
perseguição se estendeu até a região de São Pedro e retornou ao Centro de
Vitória. Quando o motorista chegou na região da Ilha do Príncipe, ele passou
pela guarita do Porto de Vitória em alta velocidade, quebrou a cancela e
manteve a fuga até o fim da extensão do Porto até ser detido pela Guarda
Portuária.
Como o motorista invadiu e causou danos ao
patrimônio de uma empresa estatal, a ocorrência ficará a cargo da Polícia Federal.
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Nessa ocorrencia o que foi visto foi que no noticiario local, nao foi citado o nome da guarda portuária . falta a muitos integrantes da guarda a noçao que a interação com os
ResponderExcluirmeios de comunicaçao da importancia para divulgação da corporação. ninguém ,aparentemente,
se preocupou de repassar para a imprensa nosso trabalho.foi um gcm que repassou as imagens
para a imprensa, levando para sua corporaçao o foco, no que ele nao esta certo, o errado foi os guardas não fazerem o mesmo, inclusive tinham em mãos imagens do momento exato em que o individuo ainda estava dentro do carro capotado e não fizeram a ponte com a imprensa. fica o aprendizado.
gp alexandre - es