Medida integra fase local do programa Cadeia Logística
Portuária Inteligente (Portolog), do Governo Federal
Em
até 50 dias, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade
Portuária de Santos, planeja abrir uma licitação para a contratação do
projeto-executivo de uma das etapas do programa Cadeia Logística Portuária
Inteligente (Portolog), do Governo Federal, na região. Essa fase engloba a
implantação de gates (portões) para o acesso automatizado de caminhões às duas
margens do Porto de Santos.
O
plano é semelhante ao que será implantado por uma empresa santista no Porto de
Vitória, no Espírito Santo.
Os
avanços do Portolog e as ações de preparação do cais santista para o aumento no
movimento de caminhões, durante a próxima safra de grãos, serão debatidos a
cada duas semanas no Comitê de Logística do Porto de Santos. As reuniões, que
ocorrem na sede da Docas, têm a participação de operadores portuários e empresas
do setor, além de associações empresariais e de trabalhadores e órgãos
governamentais. O próximo encontro será no dia 22.
O
Portolog permitirá o acompanhamento das cargas das zonas produtoras até os
terminais marítimos. Ele está sendo implantado em etapas. Além de áreas
públicas do Porto, terminais e pátios, o programa cobre os corredores
rodoviários do País. Para tanto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT), a Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq) e a Empresa de
Planejamento e Logística (EPL) participam da iniciativa.
De
acordo com o diretor de Operações Logísticas da Codesp, Celino Fonseca, a ideia
é que o sistema a ser implantado no Porto seja integrado ao programa de
agendamento dos pátios reguladores e o das câmeras da Ecovias, a concessionária
que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). As imagens das câmeras de
vigilância da Docas, espalhadas na área portuária, também farão parte do
programa.
“Esse
projeto-executivo que iremos contratar prevê a implantação de gates na entrada
da Cidade e também do lado do Guarujá. A ideia é que, no futuro, o sistema seja
semelhante aos que nós vimos nos Estados Unidos”, destacou.
Fonseca
se refere ao programa de controle automatizado de acesso de caminhões do Porto
de Nova Iorque e Nova Jersey, na costa leste dos Estados Unidos. O complexo
portuário foi visitado por autoridades e executivos do cais santista na etapa
internacional da 14ª edição do <FI5>Santos Export - Fórum Internacional
para a Expansão do Porto de Santos, no final do mês passado. A viagem e o
seminário são uma iniciativa do Grupo Tribuna.
Tentativas
Há
dois anos, a Codesp tenta contratar uma empresa para fornecer e implantar as
antenas de radiofrequência do projeto. Mas, nas quatro tentativas, a licitação
precisou ser cancelada por questões administrativas.
O
plano era que a firma escolhida tivesse de elaborar, em 36 meses, o projeto de
funcionamento do sistema e os softwares necessários. As antenas terão sensores
que vão ler as placas dos veículos de carga e as etiquetas eletrônicas (tags) a
serem instaladas neles. Os dados registrados serão transmitidos para a
Autoridade Portuária, que, dessa forma, acompanhará o deslocamento da
mercadoria.
Em
Vitória, a Ergos Group irá instalar um sistema de controle de acessos. Também
cuidará da infraestrutura necessária para a implantação das tecnologias OCR
(que fazem a leitura de caracteres nas placas dos veículos e nos contêineres) e
a automação dos gates. A companhia, com sede em Santos, é a subsidiária
brasileira da Certus Port Automation, responsável pela automatização de portos
como o de Roterdã, na Holanda.
Fonte:
Jornal A Tribuna
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