Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

CONPORTOS PROMOVE SIMPÓSIO DE DIREITO E SEGURANÇA PÚBLICA NOS PORTOS

O evento presencial será realizado no dia 03/12, no edifício sede da Polícia Federal, em Brasília. As inscrições são limitadas e gratuitas ...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

0

RECEITA FEDERAL APREENDE EM NAVEGANTES COCAÍNA QUE SERIA ENVIADA À ITÁLIA


Foto: Fabiano Correa / RBS TV 

Este é o segundo carregamento de drogas interceptado em cinco meses
A Receita Federal apreendeu nesta terça-feira (11) em Navegantes cerca de 300 quilos de cocaína que seriam exportados para a Itália. A carga estava dentro de um contêiner, escondida em bobinas de aço. A descoberta foi feita com auxílio de um cão-farejador da Polícia Federal de Itajaí.
O contêiner foi rastreado pela Receita devido a informações inconsistentes de registro, apontadas em procedimentos de análise de risco. Chamou atenção dos auditores-fiscais foi o tipo de produto e para onde estava sendo enviado, e o histórico de operações do importador, que nunca havia comprado do Brasil.
A carga foi interceptada e passou por scanner antes de ser submetida ao cão-farejador, que indicou que havia necessidade de abrir as bobinas.
O carregamento chegou à Portonave, em Navegantes, na semana passada. O exportador é uma empresa de São Paulo, que enviaria o contêiner ao Porto de Livorno, na região da Toscana.
A droga será encaminhada pela Receita à Polícia Federal. Os responsáveis podem responder por tráfico internacional, que prevê pena de até 15 anos de prisão, e por organização criminosa, que prevê detenção por até 8 anos. 

O delegado Thiago Giavarotti, da PF, disse que as informações preliminares ainda serão repassadas pela Receita, mas nenhuma linha de investigação é descartada.
Inclusive, a possibilidade de haver relação entre a carga encontrada nesta terça-feira e o carregamento recorde de quase uma tonelada de cocaína, descoberto em oito contêineres que embarcariam de Navegantes para a Espanha, em maio. A droga estava escondida em blocos de concreto.

A inspetora-chefe adjunta da Alfândega de Itajaí, Denise de Mello Oliveira, informou que os trabalhos para identificação de cargas ilegais têm sido intensificados.


* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS


Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.