Operação analisou cumprimento de normas de segurança e
atuação dos motoristas que atuam no cais santista
Verificar
o cumprimento das normas de segurança portuárias, autuar infratores e orientar
os caminhoneiros que atuam nos portos são os objetivos da operação Porto
Seguro, que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou em vários
estados, na última terça-feira (4). No cais santista, a força-tarefa contou com
a participação de 20 auditores fiscais do trabalho e vistoriou 30 veículos. Foram
registrados 40 flagrantes.
A
operação Porto Seguro também foi realizada em complexos portuários de outros
estados como Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina. Em
alguns portos, os trabalhos da força-tarefa de fiscalização vão continuar hoje.
Na região, a ação foi encerrada ontem.
O
objetivo da iniciativa foi verificar o cumprimento da NR 29, a norma que
regulamenta o trabalho portuário, sob o ponto de vista de saúde e segurança.
Pela manhã, auditores do Ministério do Trabalho se reuniram na Cidade para
definir os pontos onde a fiscalização seria intensificada. Em seguida, seguiram
para a área portuária e, no fim da tarde, avaliaram os autos de infração
expedidos.
Duas
equipes se dividiram para atuar no cais santista, especificamente em sua Margem
Esquerda. A primeira delas se concentrou nas proximidades do terminal
Copersucar e do Armazém 15, em Outeirinhos. Já outros servidores seguiram para
a região onde fica a Libra Terminais, nas proximidades da Ponta da Praia.
“Definimos
em nível nacional um trabalho para a gente verificar, nos portos do Brasil,
como está a segurança do trabalhador. A gente tem olhado itens específicos da
NR29 e temos olhado também a questão dos motoristas que entram e saem. Eles têm
alguns problemas com jornadas de trabalho, que não são respeitadas. E isso é um
dos principais fatores de acidentes que acontecem em rodovias e até aqui mesmo
dentro do Porto”, destacou o auditor fiscal do trabalho Paulo Rogério Moreira
de Oliveira.
Entre
os flagrantes registrados ontem, durante a operação no complexo marítimo, estão
irregularidades relacionadas aos caminhões, às cargas e aos motoristas. No
primeiro caso, foi percebida a falta de itens de segurança nos veículos, como
luzes e sinalização de ré. Também foram encontrados contêineres destravados
sobre os caminhões, o que pode causar graves acidentes, como tombamentos,
resultando em vítimas fatais.
Com
relação aos caminhoneiros, o problema está no registro profissional e nas
longas jornadas de trabalho. “Fiscalizamos motoristas autônomos, donos do
próprio caminhão e os de empresas. Em todos os casos, encontramos
irregularidades”, explicou o auditor fiscal do trabalho.
Autuações
Todos
os problemas observados serão registrados em autos de infração. Em seguida, a
equipe do Ministério do Trabalho fará um levantamento das ocorrências e
encaminhará as multas aos infratores.
“São
vários os flagrantes. Temos fichas próprias para autuação e vamos fazer
reuniões para verificar todas as irregularidades. Com os autos, as empresas
autuadas têm 20 dias para defesa. Depois, é imposta uma multa e, em seguida, a
empresa ainda pode entrar com recurso, se achar que é viável”, explicou o
auditor fiscal do trabalho Paulo Rogério de Oliveira.
A
operação Porto Seguro contou com a participação do efetivo da Gerencia Regional
do Trabalho de Santos, da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo e
ainda de outras gerências da região.
“Também é importante nós deixarmos claro para os trabalhadores que é uma fiscalização para verificar infrações e também orientar. A gente está orientando os motoristas em relação à segurança deles próprios e à necessidade dos itens de segurança obrigatórios”, destacou o auditor fiscal, que coordenou a operação realizada na Margem Direita do Porto de Santos.
Fonte: Jornal A Tribuna
* Esta publicação é de inteira
responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter
informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma,
estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o
seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste
Portal, tem a reprodução autorizada
pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o
mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a
informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
COMENTÁRIOS
Os comentários
publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A
responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários
anônimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.