Guardas Portuários Sousa e Amarildo realizando a fiscalização |
Com a retomada do embarque de carga viva no Porto de Vila
do Conde (PVC), no Pará, a Guarda Portuária tem maior volume de trabalho
Logo
depois do naufrágio do M/V Haidar, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA)
proibiu o embarque até que o porto tivesse a aprovação do plano de embarque de
carga viva onde fosse contemplada a previsão do naufrágio durante as operações,
o que não havia sido previsto no plano anterior.
Nesse
período foi liberado o embarque de aproximadamente 52.000 cabeças que já se encontravam
nas Estações de Pré-Embarque (EPE).
Plano de Embarque agora contempla a possibilidade de naufrágio |
Após
o cumprimento da exigência da SEMA quanto a situação ambiental, foi retomada as
operações de carga viva. A liberação ocorreu em julho, de lá para cá já
operaram 12 navios, sendo embarcadas 117 mil cabeças.
O
porto tem o formato de píer, com 4 berços internos e 4 externos, sendo 2 berços
a direita da ponte de acesso (um interno e outro externo) e 6 do lado esquerdo.
O navio naufragou no berço interno 302, que fica a esquerda da ponte de acesso,
entre os berços 202 e 402.
A
Marinha inicialmente interditou os 3 berços, mas após fazer a verificação do
berço 402 (último berço interno) e definir as distâncias de segurança, liberou
este berço para operação. Hoje o porto continua com os berços 202 e 302
interditados.
Desde julho, 117 mil cabeças de gado foram embarcadas no PVC |
A
operação de carga viva está liberada, mas teve uma redução em virtude da crise
na Venezuela, que era a maior compradora.
Nos
últimos dois meses a operação ganhou fôlego com a retomada das exportações para
o Líbano, outro grande comprador dos nossos bois, além de outros países do
Oriente Nédio.
Inspetor Gato e ao fundo o Navio Nada |
No
início deste mês o M/V Nada, um dos maiores do mundo no transporte de carga
viva esteve no porto e embarcou 16.000 cabeças. A grande maioria dos navios que
lá aportam tem capacidade entre 5.000 e 10.000 cabeças.
A
Guarda Portuária atua no controle e registro de acesso da carga, na revista dos
veículos e motoristas para garantir a segurança, além de verificar se o veículo
tem as condições mínimas de segurança para o acesso.
É
feita também a prevenção da poluição impedindo que veículos que estejam
derramando resíduo (estrume) acessem o porto. No píer é feito o controle do
trânsito, garantindo que os caminhões possam descarregar suas cargas nos navios
operados.
GP Rodrigo Mota acompanhado o embarque junto ao costado do navio, no píer |
As
operações estão se desenvolvendo principalmente no berço 402, porém os navios
de maior porte atracam nos berços externos 301 ou 401.
A
Guarda do PVC conta hoje com um efetivo 53 integrantes distribuídos em 4
turmas, tendo ainda 2 inspetores, Gato e Luiz Fernando, e 1 rondante.
A nossa missão é manter informado àqueles
que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam
relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu
contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
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