Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

CONPORTOS PROMOVE SIMPÓSIO DE DIREITO E SEGURANÇA PÚBLICA NOS PORTOS

O evento presencial será realizado no dia 03/12, no edifício sede da Polícia Federal, em Brasília. As inscrições são limitadas e gratuitas ...

LEGISLAÇÕES

terça-feira, 25 de outubro de 2016

0

AUMENTA O TRABALHO DA GUARDA PORTUÁRIA NO PVC


Guardas Portuários Sousa e Amarildo realizando a fiscalização 

Com a retomada do embarque de carga viva no Porto de Vila do Conde (PVC), no Pará, a Guarda Portuária tem maior volume de trabalho

Logo depois do naufrágio do M/V Haidar, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) proibiu o embarque até que o porto tivesse a aprovação do plano de embarque de carga viva onde fosse contemplada a previsão do naufrágio durante as operações, o que não havia sido previsto no plano anterior.
Nesse período foi liberado o embarque de aproximadamente 52.000 cabeças que já se encontravam nas Estações de Pré-Embarque (EPE).


Plano de Embarque agora contempla a possibilidade de naufrágio
Após o cumprimento da exigência da SEMA quanto a situação ambiental, foi retomada as operações de carga viva. A liberação ocorreu em julho, de lá para cá já operaram 12 navios, sendo embarcadas 117 mil cabeças.
O porto tem o formato de píer, com 4 berços internos e 4 externos, sendo 2 berços a direita da ponte de acesso (um interno e outro externo) e 6 do lado esquerdo. O navio naufragou no berço interno 302, que fica a esquerda da ponte de acesso, entre os berços 202 e 402.
A Marinha inicialmente interditou os 3 berços, mas após fazer a verificação do berço 402 (último berço interno) e definir as distâncias de segurança, liberou este berço para operação. Hoje o porto continua com os berços 202 e 302 interditados.


Desde julho, 117 mil cabeças de gado foram embarcadas no PVC
A operação de carga viva está liberada, mas teve uma redução em virtude da crise na Venezuela, que era a maior compradora.
Nos últimos dois meses a operação ganhou fôlego com a retomada das exportações para o Líbano, outro grande comprador dos nossos bois, além de outros países do Oriente Nédio.


Inspetor Gato e ao fundo o Navio Nada
No início deste mês o M/V Nada, um dos maiores do mundo no transporte de carga viva esteve no porto e embarcou 16.000 cabeças. A grande maioria dos navios que lá aportam tem capacidade entre 5.000 e 10.000 cabeças.
Atuação da Guarda


Controle e registro de acesso garante a segurança
A Guarda Portuária atua no controle e registro de acesso da carga, na revista dos veículos e motoristas para garantir a segurança, além de verificar se o veículo tem as condições mínimas de segurança para o acesso.
É feita também a prevenção da poluição impedindo que veículos que estejam derramando resíduo (estrume) acessem o porto. No píer é feito o controle do trânsito, garantindo que os caminhões possam descarregar suas cargas nos navios operados.


GP Rodrigo Mota acompanhado o embarque junto ao costado do navio, no píer
As operações estão se desenvolvendo principalmente no berço 402, porém os navios de maior porte atracam nos berços externos 301 ou 401.
A Guarda do PVC conta hoje com um efetivo 53 integrantes distribuídos em 4 turmas, tendo ainda 2 inspetores, Gato e Luiz Fernando, e 1 rondante.


A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                          
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
                                                                                                                                                
COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.