Mudanças
visam melhoria nas ações preventivas de segurança e proteção ao meio ambiente
A
Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) efetuou duas alterações nos
procedimentos para serviços de abastecimento de combustível e fornecimento de
óleos lubrificantes às embarcações, através da Resolução nº 126, de 20 de maio
deste ano. A nova norma altera e
substitui a Resolução DP nº 36, de 14 de fevereiro de 2014, que regulava os
referidos procedimentos.
Uma
das mudanças está contemplada no item 2 da nova norma e refere ao cerco
preventivo nos arredores das embarcações com barreiras de contenção. A
Resolução 36/2014 estabelecia que as barreiras deveriam ser colocadas somente
quando as operações ocorressem no período noturno. Já a Resolução 126 amplia
essa obrigatoriedade para todas as operações, independente de horário.
A
segunda alteração foi feita através do item 4, que substitui o termo “cargas
explosivas” por “mercadorias perigosas de classe 1 – explosivos e de classe 5 –
substâncias oxidantes”, tendo em vista que o termo anterior não incluía a
simultaneidade das operações de embarque e desembarque de fertilizantes, como o
Nitrato de Amônio e Nitrato de Potássio, que se tornam explosivos quando
interagem com óleos minerais. A probabilidade de ocorrência dessa interação não
pode ser descartada em caso de acidentes de derrames durante o abastecimento
das embarcações que transportam esses produtos a granel.
A
primeira ação visa a diminuição do tempo de resposta e a área de influência do
acidente, evitando que o óleo atinja áreas sensíveis sob o aspecto ambiental,
facilitando o seu recolhimento e evitando a interrupção do tráfego marítimo,
que pode ocorrer mesmo em casos de derramamento de pequenos volumes em relação
a capacidade dos atuais equipamentos de transferência de óleos e combustíveis e
de tancagem das embarcações. Já a segunda mudança é de caráter preventivo e
diminui a probabilidade de ocorrência de reações perigosas entre o produto
operado e o óleo eventualmente derramado.
As
alterações foram motivadas pela necessidade de melhorias nas ações preventivas
de segurança e proteção ao meio ambiente, tendo em vista análise dos riscos
oriundos dessas operações e de alguns incidentes ocorridos no Porto de Santos e
em outros portos.
A
íntegra da Resolução 126/2016 pode ser acessada através do link:http://www.portodesantos.com.
br/pdf/RES-126-2016.pdf
br/pdf/RES-126-2016.pdf
Fonte:
AssCom Codesp / Sindaport
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