Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

CONPORTOS PROMOVE SIMPÓSIO DE DIREITO E SEGURANÇA PÚBLICA NOS PORTOS

O evento presencial será realizado no dia 03/12, no edifício sede da Polícia Federal, em Brasília. As inscrições são limitadas e gratuitas ...

LEGISLAÇÕES

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

4

A GUARDA PORTUÁRIA É A SEGURANÇA PÚBLICA DOS NOSSOS PORTOS


Eduardo Guterra, presidente da FNP
A Lei 12.815 definiu que compete as Administrações Portuárias, organizar a Guarda Portuária em conformidade com a regulamentação do Poder Concedente que é a SEP.

A Guarda Portuária tem estado permanentemente na nossa pauta, por ser uma atividade fim das Administrações Portuárias também, denominadas Autoridades Portuárias. 
Foi assim desde o combate contra a Portaria 180 do Ministério dos Transportes, até a aprovação conversão da MP 505, na Lei 12.815/13, e o apoio a vários projetos no Congresso Nacional.
Este debate tem estado no centro das discussões contra a terceirização e a vinda de pessoas para o setor que na maioria das vezes não preenchem os requisitos exigidos pelos órgãos responsáveis pela política de segurança portuária. E por serem usadas por alguns Administradores para o chamado empreguismo e o toma lá dá cá, a velha máxima da nossa política.
Para enfrentar estas iniciativas trabalhamos para a publicação da Portaria 121 da SEP, que é muito clara, a vigilância e a segurança nos nossos portos deve ser realizadas pelo pessoal próprio do seu quadro de carreira, e também da Portaria 350, que manteve estes princípios e não revogou a 121.
A Lei 12.815 definiu que compete as Administrações Portuárias, organizar a Guarda Portuária em conformidade com a regulamentação do Poder Concedente que é a SEP, e este foi o entendimento do legislativo por ocasião da Conversão da MP 595.
O PL 4330 da terceirização, aprovado na Câmara dos Deputados, excluiu a Guarda Portuária do seu alcance. Ficando assim cristalino que a guarda portuária tem um papel importante para a segurança pública nos nossos portos.
Porém, como se busca sempre a facilidade, é muito melhor e mais confortável um gestor querer administrar um contrato com terceiros do que trabalhadores e trabalhadoras do quadro de carreira, talvez seja muito mais fácil negociar com empresas do que com os sindicatos.
Sabemos que Porto é uma área de segurança máxima, e quem faz diretamente, pois está sempre no front, é a nossa GP, enfrentado trafico, prostituição, tentativa de roubo, desvios de cargas, e tanto outros sinistros, o que demonstra o seu papel típico em uma atividade exclusiva do estado e da Autoridade Portuária.  
Recentemente a SEP, reuniu no Porto de Recife Administradores Portuários, que discutiram mudanças na Regulamentação da Guarda Portuária e pra isso criaram uma câmara especifica para tratar do assunto, com certeza não aprovarão nada de interesse da Guarda Portuária.
Algumas Administrações de Portos Delegados a Estados e a Municípios acham que não devem cumprir Leis e Portarias do governo Federal e da SEP. É o caso recente de Paranaguá, onde se busca desconhecer a legislação, terceirizando postos de trabalho.
Lembramos que os Contratos de Delegação assinado pelos Municípios e Estados, contem clausulas que os obrigam a respeitar legislações emanadas pelo governo e aprovadas pelo Congresso Nacional, se esta moda pega nos 37 portos no Brasil.
Temos obtidos decisões favoráveis no MPT, TCU e na Justiça, obrigando as empresas a promoverem concursos públicos para renovação dos seus quadros, estabelecendo multas diárias pelo descumprimento. E nós vamos continuar firmes contra estas tentativas que provocam distorções nos portos brasileiros ainda mais quando somos governados pelo Partido dos Trabalhadores.



* Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                                                                                                                                                                               
* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.



4 comentários:

  1. Retorno da guarda portuária do Amazonas aos portos todos demitidos pela CODOMAR INJUSTAMENTE

    ResponderExcluir
  2. Retorno da guarda portuária do Amazonas aos portos urgente,pois foram demitidos pela CODOMAR somos concursados da PORTOBRAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JOSENY
      TEMOS QUE FAZER ESSA DEMANDA CHEGAR NA FNP PARA RESGATAR A GUAPOR DO AMAZONAS
      ACREDITO QUE NAO SE PODERIA ACABAR COM A GUAPOR DO AMAZONAS
      EXISTINDO A MESMA EM OUTROS PORTOS E ESTADO QUE TAMBEM FAZIAM PARTE DO SISTEMA PETROBRÁS.

      CILENO BORGES

      Excluir
  3. Eduardo é um batalhador e tem uma visão de uma guarda moderna e desatrelhada dessa politica daninha.
    Quem é mais antigo sabe que na época do regime militar a ingerência política na polícia militar existia
    Com efeitos danosos . como ex.: tínhamos o tal do subdelegado figuras despreparadas e alheia ao quadro da policia que eram indicadas pela liderança politica local.
    O que acontecia é um capitulo à parte com muitas estórias de mercadorias que esses sub promoviam.
    Por essas e por outras que as guardas não podem ficar a mercê de administradores e nem de políticos .

    Gp Alexandre es





    ResponderExcluir

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.