CDP
espera autorização do DEST para novo concurso.
Foi
aberta licitação para reforçar a vigilância eletrônica.
Vários
empregados da Companhia Docas do Pará (CDP), lotados no Terminal Petroquímico
de Miramar e que atuam como auxiliares portuários procuraram este portal para
informar que diversos materiais da CDP têm sido furtados com frequência das
áreas internas desse terminal, em especial, dos píeres I e II.
Ocorre
que desde o dia 31 de outubro de 2015 a CDP deixou de escalar guardas
portuários nos referidos postos de serviço, postos que sempre foram cobertos
desde a fundação do Terminal, em 1947, quando foi construída a ponte velha,
hoje píer I.
Os
auxiliares portuários e demais prestadores de serviço das arrendatárias que
trabalham frequentemente nessas pontes, convivem com canoas rondando as áreas
dos píeres e reclamam que desde que os guardas portuários foram retirados
dessas áreas, muitas condutas suspeitas desses "pescadores" têm
deixado esses empregados trabalhando em total falta de segurança. Alguns desses
“pescadores" já foram vistos portando até coletes a provas de balas,
ficando constantemente debaixo das pontes e nas encostas dos píeres.
Reclamam
ainda que não há rondas periódicas no Terminal, em função do baixo efetivo,
encontrando-se outros diversos postos dos portos da RMB também descobertos,
desde a data citada, postos e portos que fazem fronteira com o Terminal de Miramar,
sendo que muitos desses também estão sem vigilância eletrônica, como a residência
do presidente, estações de tratamento de água, píeres e litorais.
Segundo
apurado com alguns guardas portuários membros da atual diretoria do Sindicato
local da Guarda Portuária, esta entidade já solicitou ao MPE um novo concurso
para cerca de 100 novos contratados.
Questionado
por um técnico portuário em seu Blog, o presidente da CDP, Parsifal Pontes,
disse: “Há déficit de guardas portuários e de vigilância, desde que foi
rescindido o contrato de vigilância, por determinação do TCU. O quadro de GP
será complementado com os concursados ainda não chamados, dependendo de
autorização do DEST para aumento do quadro, que já foi solicitado. Estamos
preparando processo licitatório para reforçar a vigilância eletrônica”.
. A nossa missão é
manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma
forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em
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COMENTÁRIOS
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FALTA DE INTERESSE OU EQUÍVOCO DE GESTÃO, POIS ESTÃO ESCALANDO OS GUARDAS EM PORTARIAS DE ÁREAS ARRENDADAS, ONDE É TOTALMENTE SEM LÓGICA OS GUARDAS LÁ ATUAREM DA FORMA COMO ESTÃO SENDO LÁ UTILIZADOS E EM FUNÇÃO DE COMO ESTÁ DISPOSTO O SERVIÇO DE CONTROLE NESTA PORTARIA, DEIXANDO DE PRIORIZAR ÁREAS MUITO MAIS PRIORITÁRIAS, SENSÍVEIS E CRUCIAIS NO CONTEXTO DA SEGURANÇA PÚBLICA.
ResponderExcluirCILENO BORGES
Será que a CESPORTOS e CONPORTOS sabem disso?
ResponderExcluirmuito embora os furtos tenham sido só lampadas há muitos outros materiais e equipamento necessarios as operações de descargas e carregamento de produtos nessas áreas, inclusive utilizados pra a segurança portuária e combate a incendios em caso de sinistros, e outros para salvamento aquatico, se for o caso.
Ferreirinha
DOQUEIRO COM MUITO ORGULHO