O
sucateamento da Guarda Portuária e a falta de visão estratégica do papel da Companhia
Docas do Espírito Santo (Codesa) como Autoridade Portuária no contexto da segurança
pública e patrimonial resultaram no abandono de áreas e bens públicos sob o domínio
da empresa.
Como
consequência, porto abandonado e postos de segurança desguarnecidos. O cenário
exposto revela o despreparo desta gestão na condução da atividade de segurança,
que desde 2013 não consegue dar fim a situação absurda da falta de equipamentos
básicos de proteção dos agentes de segurança, como coletes balísticos e
armamento para a defesa pessoal.
Não
bastassem estes absurdos e o descuido com a vida e a integridade dos agentes,
ainda temos que suportar o completo desmantelamento das equipes de trabalho da
Guarda Portuária, cujo efetivo reduzido não consegue suprir a demanda de todos
os postos de trabalho.
O
Sindicato da Guarda Portuária propôs, emergencialmente, um planejamento mínimo
de agentes por plantão que atendesse precariamente os postos mais demandados de
segurança, que resultou em ação da empresa no sentido de complementar o efetivo
mínimo em 25 agentes por escala nos portos de Vitória e Capuaba, o que vinha
sendo cumprido até a greve da categoria.
Após
o movimento grevista, a Codesa resolveu retaliar a categoria e descumpriu o
acordo judicial pactuado, sujeitando novamente as áreas sob o seu domínio ao descaso.
Como resultado da falta de efetivo de segurança, foram verificadas recorrentes
invasões do perímetro alfandegado, novos furtos de cabos de cobre no silo de
Capuaba, comprometendo e gerando prejuízo aos operadores portuários, além de
roubo de computador da empresa Multilift, no berço 905, denominado Ferro Gusa,
dentre outras.
A
respeito da determinação judicial que obrigou a Codesa a retirar todos os
terceirizados das atividades de segurança de sua área, é bom lembrar que os órgãos
superiores e de controle já orientavam a companhia desde 2010 sobre a
ilegalidade praticada, mas esta gestão resolveu não ouvi-los, resultando no quadro
atual.
Apostando
na perene utilização de mão de obra terceirizada e no sucateamento da sua
Guarda Portuária, colocou em xeque a sua pretensa certificação, pois ainda
opera sob Termo de Aptidão, não conseguindo suprir a demanda obrigatória
proposta em seu próprio plano de segurança.
É
muito grave a situação de segurança nos portos públicos capixabas, quando temos
áreas e equipamentos completamente entregues à sorte ou à mercê dos
depredadores, usuários de drogas e invasores, como o que está acontecendo no
chamado Morro da Esso.
Outro
absurdo vem do berço 902, onde se encontra atracado o Navio Iron Trader, cuja
guarita de segurança foi completamente vandalizada e, acreditem, as chaves do
portão estão nas mãos de tripulantes estrangeiros. Uma vergonha!
Codesa permite vigilantes
na área do porto organizado
Por
conta da falta de guardas portuários para exercer as atividades na área do
porto organizado, um coordenador concordou em permitir que a empresa Estacom
colocasse vigilantes dentro da área do porto organizado, a pretexto de garantir
os materiais para a obra do Atalaia, casos dos vigilantes Valdeir e Sebastião
Correia. Primeiramente, é ilegal a presença deles em área alfandegada, cuja
prerrogativa é da Guarda Portuária.
Depois,
fica uma dúvida. Se o presidente insiste que o número de agentes nos plantões é
suficiente, como entender a elevação da segurança por terceiros e o receio da
empresa Estacom com a segurança em sua obra?
Ainda
não falamos da área sob responsabilidade da Codesa em Portocel, sem nenhum tipo
de vigilância ou segurança. Como pôde ocorrer isto?
É
esta a qualidade de gestão que se espera de uma grande empresa pública como a
Codesa? Cadê o trabalho dos detentores do poder de nomeação para os cargos
diretivos da Companhia Docas do Espírito Santo?
Vimos
que houve alguma mudança nas diretorias, mas até quando e com que tipo de
acometimento ao patrimônio e aos interesses públicos dos nossos portos ainda
deveremos suportar? Gestão é coisa séria e para quem entende
*Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo
que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham,
de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda
Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse
Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
* Direitos Autorais: Os
artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e
um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem
se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal
Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não
serão aceitos comentários anônimos.
DIZER O QUE ? ONDE VAMOS ASSIM?
ResponderExcluirCHEGA DE FALAR NISSO . VAMOS CUIDAR DE NOSSAS VIDAS , PORQUE ELES NÃO ESTÃO NEM AI.
O MELHOR É IR PESCAR , JÁ CANSEI DE VER CHEFIA ENTRAR CHEFIA SAIR E ELES QUE DIZIAM QUANDO ERAM GUARDAS QUE IRIAM FAZER ISSO E AQUILO E NÃO FAZEM NADA. AGORA
. ESTÃO MUITO LONGE DA GUARDA NOS GABINETES COM MELHORES SALÁRIOS E NÃO
MOVEM UMA PALHA.
CHEGA.
GP ALEXANDRE - ES
LAMENTÁVEL VER A SITUAÇÃO ESTRUTURAL E FÍSICA DAS AREAS DOS PORTOS E DOS POSTOS DA GP DA CODESA.
ExcluirCARO GP ALEXANDRE, AQUI TAMBÉM JÁ FOI ASSIM.
INFELIZMENTE, ESSE QUADRO SO MUDA COM MUITA LUTA E PERSISTENCIA.
INFELIZMENTE, TAMBÉM, AS CIAS DOCAS SÓ ACATAM DETERMINAÇÃO JUDICIAL, SE ESQUIVAM EM RESOLVER TUDO ADMINISTRATIVAMENTE.
E CADA VEZ MAIS FICAMOS DESACREDITADOS E POUCOS A LUTAR E BRADAR, TENDO TANTOS TRAIDORES DA CAUSA QUE ANTES, COM DISCURSOS BONITOS, DEFENDIAM.
CILENO BORGES
ESSE SUCATEAMENTO E PRECARIZAÇAO TAMBEM SAO MUITO COMUNS AQUI NA CDP.
ResponderExcluirUM VERDADEIRO CANCER QUE SE ARRASTA E COM O QUAL TEM SE QUE CONVIVER.
COM A DIFERENÇA QUE NA CODESA TEM UM SINDICATO, ACREDITO, QUE LUTA PELA CATEGORIA, DIFERENTEMENTE DOS DAQUI.
CILENO BORGES
CILENO TEMOS UM SINDICATO. TEMOS UM SINDICATO QUE DEVERIA IR PRA GUERRA.
ResponderExcluirPORQUE COM ESSA GENTE NÃO TEM MAIS CONDIÇÃO DE DIALOGO É MUITO CINISMO.
AGENTE AS VEZES FICA AMARGO MAS VC É GUARDA PORTUÁRIO POR VOCAÇÃO ASSIM
COMO EU QUEREMOS VER ESSA INSTITUIÇÃO COMO UMA FORÇA DE SEGURANÇA VERDA-
DEIRA E NÃO SERMOS TRATADOS COMO SIMPLES NEM SEI O QUE . PARA EX. : NOS OBRI-
GAM A CADA CAMINHÃO QUE SAI A PEGAR AUTORIZAÇÃO DE SAIDA DE MERCADORIAS ,
ISSO EM UM DIA DE MOVIMENTO É ATÉ HUMILHANTE E DAI O GUARDA QUE DEVERIA FAZER
A INSPEÇÃO DE CABINES JÁ SATURADO NÃO FAZ PORQUE ESTA O DIA TODO INDO ATÉ A GUA-
RITA E VOLTANDO PORQUE QUANDO CHEGA PRA SENTAR JÁ TEM CAMINHÃO ESPERANDO .
E ELES QUE PASSARAM NO CONCURSO , FORAM COLEGAS DE CURSO DE FORMAÇÃO E ETC..
DEVERIAM DIZER : ESPERA AI , SE É PRA ISSO TOMA MEU CARGO AQUI . MAS QUEM FAZ ISSO?
OU DEVERIAM ARGUMENTAR TENTAR MUDAR COISAS SIMPLES ATÉ , MAS NÃO .
VOCES VIRAM OS POSTOS AI ABANDONADOS O PATRIMONIO TAMBEM EMPRESAS E PESSOAS QUE TRABALHAM DENTRO DO PORTO ESTÃO INSEGURAS TAMBEM . NA NOITE DO DIA 01/10 POR VOLTA
DAS 22 HORAS ESTAVA FAZENDO ( RONDA NÃO VOU DIZER PORQUE AI DEVERIA SER DOIS E ARMA-
DOS) UM GIRO E UM ELEMENTO IA PASSANDO E EM ATITUDE E COMPORTAMENTO SUSPEITO NÃO
PUDE FAZER UMA ABORDAGEM DEVIDO A ESTAR DESARMADO MESMO ASSIM FUI EM SEU ENCALÇO E AO CHEGAR NA GUARITA CHAMADA POR NÓS DE AVANÇADA POR SORTE ESTAVAM
DOIS GUARDAS UM DELES RONDANTE DE MOTO DAI SINALIZEI E ABORDAMOS COM MUITA CAUTELA CONSEGUIMOS DISSUADIR O MESMO A PROSSEGUIR PARA DENTRO DO COMPLEXO
PORTUÁRIO. OU SEJA QUEM DEVERIA FAZER A SEGURANÇA ESTA CORRENDO SÉRIO RISCO EM
SUA INTEGRIDADE FISICA . ENTÃO É ISSO QUE TEMOS . UM SINDICATO E NADA MAIS . PORQUE
GUARDA SÓ NO NOME . INFELIZMENTE COMPANHEIRO É DURO NÓS QUE ESTAMOS AQUI NESSE
ESPAÇO MUITAS VEZES COMEMORANDO DANDO PARABÉNS UNS AOS OUTROS MAS TEM HORAS
EM QUE NÃO SABEMOS SE VAMOS CONSEGUIR O NOSSO INTENTO QUE É TER UMA VERDADEIRA
GUARDA PORTUÁRIA DO BRASIL , RESPEITADA COMO DEVE SER . MAS VAMOS EM FRENTE COMPA-
NHEIRO NÃO VAMOS ENTREGAR O JOGO VOCE SABE NÓS ENVERGAMOS MAS NÃO QUEBRAMOS.
FIRME.
GP ALEXANDRE -ES
ALEXANDRE,
ExcluirDEUS É CONOSCO, NUNCA ABANDONA OS QUE LUTAM.
À LUTA, SEMPRE,,,,
DESISTIR, JAMAIS!
CILENO BORGES
VEJAM VCS QUE ESCREVI ESSAS LINHAS , NO FIM DE SEMANA , SEM SABER QUE NA SEXTA
ResponderExcluirELES HAVIAM ENTRADO , MAIS UMA VEZ , NOS SILOS , E ROUBADO GRANDE QUANTIDADE
DE FIOS O QUE INVIABILIZOU AS OPERAÇÕES DANDO UM PREJUIZO EM DOBRO Á COMPANHIA.
E O SINDICATO DENUNCIOU ENTREGANDO AS IMAGENS Á IMPRENSA E A IMPRENSA ACOMPA-
NHOU A DIREÇÃO SINDICAL ATÉ OS POSTOS ABANDONADOS E TUDO FOI VEICULADO NA TV.
A RESPOSTA DA COMPANHIA FOI QUE AQUELES POSTOS NÃO PERTENCIAM A CODESA .
ENTÃO QUANDO AGENTE FALA EM CINISMO FALA COM TODA PROPRIEDADE , ELES NÃO ESTÃO
NEM AI MESMO , INCLUSIVE NÃO SÓ COM O PATRIMONIO MAS COM A VIDA DOS FUNCIONÁRIOS
DOS SILOS POR EX. VEJAM QUE RISCO ESTÃO CORRENDO.
JÁ SERIA O CASO DE UMA RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL E CRIMINAL DESSE PESSOAL.
E BARCO TOCA E ELES APARECEM NAS FOTOS DO SITE DA COMPANHIA COM FULANO BELTRANO
DO LADO , AUTORIDADES ETC.. COMO SE TUDO FOSSE UMA DISNEYLANDIA.
E A COMPANHIA CORRENDO UM RISCO DE SE FOR FEITA UMA AUDITORIA NA PARTE DE
SEGURANÇA SER ATÉ MESMO INTERDITADA , VISTO QUE ESCULHAMBAÇÃO IGUAL A ESSA NÃO
SE ESPERAVA NEM SE IMAGINAVA.
GP ALEXANDRE-ES