Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

CONPORTOS PROMOVE SIMPÓSIO DE DIREITO E SEGURANÇA PÚBLICA NOS PORTOS

O evento presencial será realizado no dia 03/12, no edifício sede da Polícia Federal, em Brasília. As inscrições são limitadas e gratuitas ...

LEGISLAÇÕES

quinta-feira, 21 de maio de 2015

0

LADRÕES LEVAM MAIS 1 KM DE CABOS DE ITATINGA




Nos últimos meses, cerca de 50 quilômetros de fios foram furtados.
A Usina de Itatinga fornece energia ao Porto de Santos .

Mais uma vez, foram furtados cabos das linhas de transmissão da Usina Hidrelétrica de Itatinga, que fica na cidade de Bertioga, a 30 quilômetros do cais, e é responsável por fornecer a maior parte da eletricidade consumida no Porto de Santos. Nos últimos sete meses, mais de 50 quilômetros de fios foram alvo de ações de marginais. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária) procura substituir os fios por similares de menor valor comercial, mas não dá um prazo para a conclusão das trocas.
No caso mais audacioso, em janeiro passado, 9,4 quilômetros de linhas simplesmente desapareceram. O furto mais recente ocorreu na última quinta-feira. Cerca de um quilômetro foi levado, comprometendo o fornecimento de energia no complexo.
A usina, construída em 1910, é destinada à geração da energia necessária às operações portuárias, à iluminação do cais, aos armazéns e aos escritórios da administração portuária. A transmissão da eletricidade é feita por cabos, que atravessam uma mata de difícil acesso em Bertioga.
O problema é que, desde outubro último, bandidos descobriram que estes cabos podem ser uma mina de ouro. Ou melhor, de cobre, que é o material de que são feitos. Segundo comerciantes especialistas em eletricidade, esses fios têm alto valor comercial, por conta do metal de sua composição. Mas furtar uma quantidade tão grande e não ser percebido não é uma tarefa das mais simples, já que os cabos têm torno de 40 centímetros de diâmetro e são necessários até caminhões para transportá-los.
A suspeita é de que uma quadrilha especializada tenha sido responsável pelo furto. Além de conhecer bem a mata, os bandidos têm conhecimentos avançados em eletricidade. Eles conseguem desarmar o sistema após jogar uma corrente de ferro entre os fios, causando um curto-circuito. Com isso, conseguiram retirá-los sem o risco de serem eletrocutados.
Leia também:

Na madrugada da última quinta-feira (14), com o mais recente ataque dos marginais, o fornecimento de energia no Porto de Santos acabou comprometido por mais de 24 horas. Como resultado, alguns terminais precisaram reduzir o ritmo de suas operações, diminuindo sua eficiência e, por consequência, aumentando seus custos.
Estratégia
De acordo com a Codesp, a estratégia para evitar novos furtos é a troca dos cabos de cobre pelos de alumínio, com menor valor de mercado. A ideia é tentar inibir a ação dos ladrões e desestimulá-los. No entanto, a estatal não informa qual é o cronograma do trabalho e nem quando as substituições serão concluídas.
Segundo a Docas, as áreas por onde passam as linhas de transmissão estão sendo patrulhadas por quatro viaturas da Guarda Portuária, principalmente no período noturno. Equipes das polícias civis de Bertioga, Guarujá e Santos (municípios percorridos pelos fios) foram notificadas para investigação. Mas estas medidas, a princípio, não intimidam os ladrões, já que os casos de furto continuam no local.
Abastecimento

Atualmente, Itatinga é responsável por 15 dos 23 megawatts consumidos pelas instalações do cais santista. Os 8 megawatts (quase 35%) restantes são obtidos por concessionárias de energia elétrica, cujos sistemas de transmissão chegam ao complexo e estão interligados com os da Docas. Na Margem Direita (Santos) a compensação é feita pela CPFL. Já na Margem Esquerda (o Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, e Área Continental de Santos), as redes são segregadas e os terminais recebem energia, além da usina, das concessionárias CPFL e Elektro.


*Esta publicação é de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou. A nossa missão é manter informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o seu contexto, não cabendo a esse Portal a emissão de qualquer juízo de valor.
                                                                                
* Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos.

* Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, tem a reprodução autorizada pelo autor, desde que, seja mencionada a fonte e um link seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.