No
dia 22 de agosto, os guardas portuários Douglas e Rogers, quando em ronda pela
área dos armazéns externos do Porto de Santos, litoral de São Paulo, flagraram
dois caminhões basculantes realizando o transbordo de cloreto de potássio
granulado, de um caminhão para o outro.
Ao
ser cientificado da irregularidade, o Supervisor de Segurança Portuária Carlos
Carvalhal, de serviço no Centro de Controle de Operações e Serviços (CCOS)
acionou para comparecer ao local, Avenida Guilherme Weinshenck, o Inspetor Marco
Antonio, que acompanhado do guarda portuário Edelson, efetuou o registro da ocorrência.
Os
caminhões após carregarem o cloreto de potássio, descarregado do navio First
Brother, atracado no cais do armazém 13, se dirigiam a balança para a pesagem e
caso a balança apontasse excesso eles se dirigiam para a Avenida
Guilherme Weinshenck, onde um caminhão ali estacionado, denominado “caminhão
caixa”, recebia a carga em excesso.
O
transbordo de carga infringe o item 03, do artigo 35, da Resolução nº 3.274, da
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no entanto, como no
horário dos fatos não havia plantão deste órgão, ele não pode ser notificado de
imediato. Como é uma carga importada, a Receita Federal foi notificada.
Reincidência
No
dia 27, a mesma equipe da Guarda Portuária flagrou o transbordo de carga no
mesmo local, oriundo da descarga do Navio Top Fair, sendo que desta vez, como
havia o derrame do produto no solo, foi acionado para comparecer ao local o técnico
de segurança do trabalho (TST) da Companhia Docas do Estado de São Paulo
(Codesp), Evandro Santos Lourenço, que após se inteirar dos fatos, solicitou
que ali comparecesse um representante da operadora portuária, a fim de ser
notificada da irregularidade e para providenciar a limpeza do local. O TST da
Autoridade Portuária lavrou o Relatório de Inspeção (R.I.) e os guardas
portuários efetuaram uma multa de trânsito, em virtude de um dos caminhões
estar estacionado em fila dupla.
Segundo
foi apurado pelo Portal Segurança Portuária Em Foco, tanto a Receita Federal
como a Unidade Regional da Antaq, em Santos, aguardam o encaminhamento por parte da Codesp, do Registro
Diário de Ocorrência (RDO), elaborado pela Guarda Portuária e o Relatório de
Inspeção, elaborado pelo Serviço Especializado em Segurança e Saúde do
Trabalhador Portuário (SESSTP), para iniciar o processo administrativo
no qual a importadora Yara Brasil, a operadora portuária Rodrimar e
transportadora Itaobi Transportes Ltda, poderão ser autuadas.
A
Unidade Regional da Antaq em Santos fica no 1º andar do Prédio da Dirop,
localizado ao lado do Gate 07. Os agentes da Antaq esclarecem que, durante o
seu horário de plantão, caso sejam acionados pela Guarda Portuária ou por
qualquer denúncia de irregularidade, ao qual cabe a Antaq fiscalizar, eles vão
ao local para a constatação. Caso as denúncias sejam enviadas a posterior
àquele órgão, é primordial que as ocorrências sejam acompanhadas de fotos e de
cópias de todos os documentos referentes aos fatos, para que as empresas
infratoras possam ser devidamente identificadas.
Legislação sobre Transbordo
de Carga
A
legislação cita algumas situações sobre o transbordo de carga, principalmente quando
se trata de produto perigoso.
Este
produto tem alto valor de mercado, sendo cobiçado por quadrilhas especializadas
em roubo de carga. Alguns países fecharam contratos em 2013, por valores que
variam de US$400,00 a U$430,00 por tonelada de potássio.
O
cloreto de potássio não é perigoso quando adequadamente manuseado, mas ele pode
causar irritação à pele, olhos e trato respiratório. A sua ingestão em grandes quantidades
pode causar irritação gastrintestinal, fraqueza, distúrbios circulatórios e
desequilíbrio eletrolítico. Quando exposto
a temperaturas elevadas ele pode liberar fumos tóxicos de cloro
Efeitos ambientais
Ele
Pode contaminar cursos de águas tornando-os salinizados. Embora o produto não
apresente reatividade com produtos químicos comuns, foram relatados riscos de
reações envolvendo mistura de cloreto de potássio com trifluoreto de bromo, permanganato
de potássio e ácido sulfúrico.
Deve
ser evitada a exposição do produto ao calor. O cloreto de potássio tem sido
usado como um nutriente e/ou suplemento alimentar em dietas.
Transbordo fora da área do
Porto
Depois
de flagradas pela Guarda Portuária, as empresas começaram a efetuar o
transbordo em uma área fora do Porto Organizado, no entanto tal medida poderá
acarretar outras infrações.
Segundo
o item V, do artigo 2, da Lei 12.815, estação de transbordo de cargas é uma
instalação portuária explorada mediante
autorização, localizada fora da área do porto organizado e utilizada
exclusivamente para operação de transbordo de mercadorias em embarcações de navegação
interior ou cabotagem.
Fiscalização da Guarda Portuária
A Resolução nº 3.274, outorgou a Guarda Portuária, como agente da Autoridade Portuária, assim como já ocorre com as demais autoridades intervenientes do porto, atuar como um braço estendido da Antaq, na fiscalização dos portos brasileiros.
Boa tarde a todos que escolheram este conceituado site, que aborda sobre portos e principalmente o maior porto da América Latina.
ResponderExcluirQuero parabenizar a todos os integrantes da Guarda Portuária do porto de Santos, bem como em especial ao Sr. Coordenador Marco Antonio, os Srs. Guardas Portuários Fernando, Douglas e Rogers, pelo profissionalismo que atuam junto a uma Corporação centenária, da qual com certeza fazem com grande orgulho.
Mostrando a toda comunidade o esmero em seus atos, vindo desta forma estes homens cumprir o seu papel ao qual se propuseram, abrilhantando todos os dias esta Instituição.
Meus sinceros parabéns.