Com
o propósito de evitar a formação de filas de caminhões na cidade e nos acessos
rodoviários ao Porto, principalmente no período de pico do escoamento de safras
agrícolas, a Secretaria de Portos (SEP) deu início aos procedimentos para
implantação do sistema Portolog - Cadeia Logística Portuária Inteligente no
Porto de Santos.
O
projeto foi detalhado para a comunidade portuária santista pelo diretor de
Planejamento Estratégico e Controle da Companhia Docas do Estado de São Paulo
(Codesp), Luis Claudio Montenegro, juntamente com técnicos da SEP e do Serviço
Federal de Processamentos de Dados (Serpro).
Montenegro
destacou que o Portolog tem por objetivo sincronizar a chegada dos navios e das
cargas nos terminais, a programação e o credenciamento de veículos para uso
racional e utilização da plena capacidade de acesso ao porto. A iniciativa é
parte do Programa de Aceleração do Crescimento, que prevê investimentos de R$
115 milhões para que 12 portos brasileiros adquiram equipamentos e implantem o
sistema já concluído pelo Serpro. A implantação começa por Santos, por envolver
maior complexidade, visto ser o maior do País.
Durante
o encontro, ocorrido no auditório do edifício-sede da Codesp, foi constituído
um grupo de trabalho integrado por 6 representantes do poder público (SEP,
Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq, Codesp, Agência Nacional
de Transportes Terrestres – ANTT, Empresa Brasileira de Logística – EPL e
Serpro) e 9 do setor privado (pátios reguladores, Ecovias e terminais e
operadores portuários), que acompanharão e darão suporte aos trabalhos.
O
grupo deve reunir-se na próxima semana para acompanhar o processo de
implantação do sistema. O diretor da Codesp destacou a ampla participação do
setor privado no projeto. “Hoje reunimos quase 130 representantes, uma clara
demonstração da forte adesão ao programa, com uma postura de envolvimento que
nos deixa ainda mais satisfeitos e empolgados. A mobilização de todos os
envolvidos é prioritária para o sucesso da ação”.
A
partir de um cadastramento da carga no sistema, o Portolog vai monitorar sua
saída para o Porto, através de acompanhamento eletrônico. Os caminhões serão
identificados com etiqueta inteligentes que enviarão os dados por meio de
sistemas de comunicação, permitindo o rastreamento e gerenciamento do transporte
com mais eficiência.
As
próximas etapas abrangem a compra pela Codesp dos equipamentos de rádio
frequência, etiquetas inteligentes para caminhões e leitores OCR, que
identificam os veículos que transitam com a carga através de leitura ótica das
placas. Na área pública está prevista a instalação desses equipamentos em 9
gates e dois pré-gates, em Santos e Guarujá. Terminais e pátios de triagem
serão responsáveis pela implantação em suas áreas. A Codesp coordenará esse
processo para adequação e integração ao sistema desenvolvido pelo Serpro.
O
Portolog tem a função de fornecer uma ferramenta especialmente desenvolvida
para o monitoramento integrado e um eficaz controle da carga. “É algo nos
moldes do Sistema de Gerenciamento do Transporte da Carga (SGTC), desenvolvidos
pela Autoridade Portuária, só que bem mais aprimorado, integrado com outros
órgãos de governo, permitindo um planejamento efetivo por parte de agentes
privados e públicos para o melhor gerenciamento e consequente fluxo de cargas”,
explica Montenegro.
Além
das áreas públicas do porto, terminais e pátios, o programa se estenderá,
também, a todos os corredores rodoviários do país. Para tal, ANTT, Antaq e EPL
compõem os demais entes públicos acionados para garantir a plena integração da
cadeia logística.
Após
implantado, o Portolog deve interligar-se ao Porto sem Papel (sistema de
informação que reúne em um único meio de gestão as informações e a documentação
das mercadorias embarcadas e desembarcadas nos portos) e ao Sistema de
Monitoramento do Tráfego de Embarcações, o VTMIS, que possibilitará o
acompanhamento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal
de navegação e nas áreas de fundeio do Porto.
O
diretor revelou que em agosto deverão ocorrer testes do sistema, com alguns
equipamentos instalados. Em outubro, o porto já deverá ter cobertura plena com
os pontos previstos já dotados dos equipamentos. Para janeiro está previsto
inicio da operação obrigatória do Portolog.
Fonte:
Secretaria de Portos do Brasil
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