O treinamento no
Módulo Concentrador de Dados Portuários - Porto sem Papel ocorreu no período de
10 a 12/08/2010 com a participação de representantes da CODESA, ANVISA, DPF,
RFB, MARINHA, VIGIAGRO e Agências de Navegação.
Implementado
a partir de abril de 2010, pela administração pública federal através da SEP -
Secretária Especial de Portos e suportado por uma eficaz plataforma de TI
concebida pela SERPRO, o PORTO SEM PAPEL veio para desburocratizar a
operacionalização administrativa dos serviços nos Portos Brasileiros.
Todas
as informações podem ser acessadas por uma janela única (conceito single
window), suportadas por um concentrador de dados.
Objetivou
o projeto a integração das diversas autoridades anuente, facilitando o fluxo
dos processos e a transparência, de tal forma culminando com o aumento da
eficiência dos serviços portuários.
O
Projeto Porto Sem Papel dividiu a gestão portuária em três óticas:
a)
Gestão do Acesso Marítimo: o processo de gestão do acesso marítimo envolve
todos os processos de controle da estadia de embarcações no porto.
b)
Gestão do Acesso Terrestre: o processo de gestão do acesso terrestre envolve
todos os processos de controle da recepção de veículos e cargas por vias
terrestres.
c)
Gestão Administrativa: o processo de gestão administrativa dos portos envolve
as atividades de GESTÃO DA SEGURANÇA PORTUÁRIA, gestão do planejamento
orçamentário e financeiro, gestão de contratos, gestão de obras de dragagem,
gestão de fiscalização operacional e gestão das ações de controle do meio
ambiente, saúde e segurança.
Principais
objetivos do Porto Sem Papel
1.
ganho de capacidade nos portos pelo aumento de eficiência na gestão;
2.
controle total dos processos portuários;
3.
redução da burocracia e custos para os usuários do sistema portuário;
4.
aumento da agilidade e confiabilidade na troca de informações;
5.
formação de um repositório único de dados;
6.
criação de uma ferramenta de apoio ao planejamento portuário nacional; e
7.
preservação ambiental, pela redução no consumo de papel.
O
Projeto Porto Sem Papel, é uma FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA indispensável para
Guarda Portuária, visto que esta atua de forma ininterrupta para prover a
segurança no ambiente portuário. Somente a partir do PORTO SEM PAPEL é que a
Guarda Portuária poderá planejar e executar o planejamento e executar em tempo
certo, as ações necessárias para a mitigação dos riscos pertinentes às
operações portuárias. Sendo que ainda a GUARDA PORTUÁRIA terá condições de
verificar se as previsões de atracação e operação previstas no sistema do
Governo Federal, estão em perfeita aderências àquelas realmente efetivadas no
Porto.
Informações
relevantes disponíveis no Porto Sem Papel:
a)
Previsão de atracações de embarcações;
b)
Lista de Passageiros;
c)
Lista de Tripulantes;
d)
Especificação de carga perigosa, quando for o caso;
e)
Requisitos de condições de operações de equipamentos de bordo;
f)
Nível de Segurança de Navegação da Embarcação;
g)
Requisitos de certificação no ISPS Code;
h)
Nome do Oficial de Segurança da Embarcação;
Na
ferramenta INFRAPORT, inserida no Porto Sem Papel, será possível alimentar as
informações referentes ao controle de acesso, armamento, postos de vigilância e
ocorrências.
Informações
adicionais:
http://www.portosempapel.gov.br/sep/noticias/vitoria-recebe-treinamento-promovido-pela-sep
Bibliografia :
http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=330,
acessado ás 11:00h do dia 13/04/2014.
Autor
Moacir
Rezende Cordeiro,
Gestor de Segurança Pública e Privada
– CRA/ES 16946, residente em Vitória-ES, Empregado
efetivo da Cia Docas do Espírito Santo – CODESA, no cargo de Técnico de Nível
Superior em Segurança, Participou do grupo que implantou o Porto Sem Papel na
CODESA, Pós Graduado em Inteligência Estratégica, Membro da Rede Capixaba de
Inteligência, é Oficial R2 do Exército
Brasileiro na patente de 2º Tem Inf., Instrutor
de Curso de Segurança, credenciado junto ao MJ/DPFD e militante da área
de segurança desde 1984.
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