Depois
de muito chumbo trocado, balas perdidas, toque de recolher em departamentos
inteiros, gritaria e insatisfação geral da nação codespana, finalmente a
Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) deu um "salve geral"
fajuto e aprovou o Plano de Cargos Comissionados, já apelidado de PCC.
Referente
à famosa e famigerada Tabela V, o documento será protocolado no Ministério do
Trabalho e Emprego (MTE), conforme exigência legal, e posteriormente
encaminhado ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais
(DEST), do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, a Secretaria
Especial de portos (SEP) e aos sindicatos representativos das categorias.
Tão
logo o Termo de Opção e o regramento das funções gratificadas estejam
concluídos, os empregados atingidos pela normativa serão chamados para tomarem
conhecimento e assinarem a nova designação. Desta forma, a diretoria da CODESP
cumpre o compromisso assumido através de seu presidente, Renato Barco, durante
reunião com os membros da comissão de empregados que exercem cargos de mando.
O
dirigente máximo havia prometido que os ocupantes dos cargos de supervisores e
mestres de manutenção, inspetores, agentes e rondantes da Guarda Portuária
seriam mantidos nas funções gratificadas, mediante a aprovação do PCC, conforme
indicações abaixo:
-
Chefe de Serviço: das 45 vagas, 18 já estavam ocupadas anteriormente ao plano,
22 vagas serão ocupadas pelos inspetores da Guarda Portuária, restando apenas
05 vagas. (ver quadro)
-
Das 67 vagas de Coordenador, a maioria será ocupada por Supervisores de
Manutenção, Agentes e Rondantes, restando ainda 37 vagas a serem preenchidas.
(ver quadro)
-
Das 84 vagas de Encarregado, 75 serão ocupadas por Mestres de Manutenção,
restando 09 a serem preenchidas. (ver quadro)
Os
critérios adotados para a indicação são oriundos da nomenclatura que já existia
na Tabela V do Plano de Cargos e Salários - PECS, conforme abaixo:
Plano de Cargos e Salários - PECS
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Plano Cargos Comissionados - PCC
|
22 CG
– Chefe na Guarda Portuária
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22 –
Chefe de Serviço
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20 CM
– Coordenador Manutenção Portuária
|
20 –
Coordenador
|
75 EM
– Encarregado Manutenção Portuária
|
75 –
Encarregado
|
Remuneração
Quanto
à remuneração, a direção da CODESP prefere aguardar o aval do DEST (sempre ele)
para aplicar a gratificação por opção sobre a remuneração da tabela, e permitir
que o empregado faça a escolha entre o salário da tabela ou o de carreira. Os
adicionais, de risco e noturno, provavelmente deverão incidir sobre o salário
base do empregado.
Opinião do Sindaport
Ao
que tudo indica, mais uma vez a CODESP perde a oportunidade de reestruturar as
funções de mando dentro da empresa, considerando que as gratificadas foram mal
distribuídas em diversos setores. Vejamos alguns exemplos que poderiam contemplar
as Unidades de Fiscalização e Operações (UFO).
01 Chefe
de Serviço (em cada UFO)
|
01
Coordenador (em cada UFO)
|
02
Encarregados (em cada UFO)
|
Setores
importantes da estatal como Itatinga, Alamoa, Ilha Barnabé, bem como o Centro
de Treinamento, o Faturamento e a Tesouraria, entre outros, deveriam ser
comandados por chefes, coordenadores ou encarregados, objetivando a manutenção
da boa ordem e da disciplina.
Além
de normatizar os procedimentos dessas repartições, a designação de responsáveis
para o comando acabaria de uma vez por todas com uma das maiores injustiças
cometidas, há anos, pela atual administração da Codesp, que consiste na
imposição de atribuições e responsabilidades inerentes aos cargos de mando aos
funcionários.
Considerada
um dos mais importantes departamentos da empresa, a Guarda Portuária necessita
de uma profunda reestruturação abrangendo, sobretudo, os princípios
obrigatórios e básicos de qualquer hierarquia que se preze.
Superintendência
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Gerência - GPI
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Gerência - GPG
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01 Chefe de Serviço – Trânsito
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01 Chefe de Serviço – Credenciamento
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01 Chefe de Serviço – Logística
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05 Chefes de Serviço – CCOS (01 por turno)
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25 Coordenadores (antigos inspetores I)
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5 1ª S/S
– 5 2ª S/S
– 5 3ª S/S
– 5 4ª S/S
– 5 TRÂNSITO
(01 port. turno)
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20 Encarregados (antigos Rondantes e Agentes)
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5 Margem Direita –
5 Ilha Barnabé –
5 Trânsito (01 por turno) –
5 Agentes
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Em
resumo, por absoluta falta de boa vontade ou até mesmo por um flagrante
amadorismo dos gestores da CODESP, a precariedade da estrutura
administrativa/operacional da estatal responsável pelo maior porto do país deve
continuar.
Aos
simples e mortais doqueiros resta apenas aguardar o resultado do estudo/projeto
elaborado pelo grupo de trabalho designado através da resolução DP Nº 135.2013,
de 23/12/13, formado pelos senhores Carlos Alberto da Silva (DF), Álvaro dos
Santos, Francisco Vilardo Neto, Luiz Carlos Guerra Dieckmann (DC), Nilton Lopes
(DE) e, pasmem, Ézio Ricardo Borghetti (DP).
Apesar
de contar com alguns nomes de peso no grupo, não resta dúvida que a Codesp tem
muito o que aprender em termos de PCC. Talvez fosse melhor incluir na equipe o
"administrador" Marcos Willians Herbas Camacho, o famoso Marcola.
Fonte:
Sindaport
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