Para
evitar a formação de filas de caminhões na cidade e nos acessos rodoviários ao
Porto de Santos no período de pico do escoamento da safra agrícola de 2014, a
Secretaria de Portos - SEP/PR está desenvolvendo o sistema Portolog - Cadeia
Logística Portuária Inteligente. Ele visa sincronizar as datas de chegada dos
navios e das cargas nos terminais, a programação e o credenciamento de veículos
para uso racional e utilização da plena capacidade de acesso ao porto.
Hoje
os terminais portuários utilizam dois pátios reguladores privados já existentes
no porto para agendar o tráfego de caminhões. O agendamento é feito a partir da
origem da carga. Os veículos só podem se dirigir ao terminal portuário quando
existem vagas nos estacionamentos
rotativos. É proibido o recebimento de qualquer veículo sem o prévio
agendamento.
Em
janeiro, o Portolog começará a ser implementando de forma experimental e em
fevereiro entrará em funcionamento definitivo. Serão criadas áreas no planalto
paulista para a construção de um novo pátio regulador. A SEP está negociando
junto à Secretaria de Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, as
áreas para a construção, sendo que duas estão sendo avaliadas: uma na Via
Anhanguera, com 180 mil metros quadrados, e outra, na região de Ribeirão Pires,
com 150 mil metros quadrados.
Além
disso, a Companhia Docas do Estado de São Paulo - Codesp divulgou convocação de
interessados em explorar áreas privadas no planalto para estacionamento de caminhões
com destino ao Porto de Santos.
Pela
nova sistemática, antes de chegar ao porto, os caminhões serão direcionados
para pátios de triagem localizados no planalto e na Baixada Santista. Eles
ficarão retidos no pátio do planalto para serem cadastrados/agendados no
sistema Portolog.
“Vamos
transferir as filas formadas ao longo da estrada, sem infraestrutura, para um
lugar seguro nas áreas da União”, disse o ministro Antônio Henrique Silveira,
durante entrevista coletiva sobre o escoamento da safra realizada na última
quarta-feira (11), no Ministério dos Transportes.
Após
análise de vagas na proximidade do porto, os caminhões agendados são
encaminhados para o pátio da baixada, onde serão recepcionados automaticamente
(por meio de antenas de RFID), sendo informados (por sistemas sonoros) do
horário de saída para se encaminharem aos terminais portuários.
“Trata-se
de uma ação planejada para mitigar quaisquer confusões nas entradas das cidades
e nas estradas de acesso ao porto. Esse sistema tem potencial de evitar os
problemas enfrentados no passado durante o escoamento da safra”, reforçou
Silveira.
O
Portolog deverá ser implantado em outros portos organizados. Santos será o
primeiro a receber o sistema por ser o porto que recebe mais de 50% da safra
agrícola a ser exportada, principalmente produtos do complexo soja e milho.
“Em
fevereiro, quando a safra começa a crescer de forma mais pronunciada, as regras
estarão em plena operação”, reforçou o ministro. Ele informou que ao longo do
mês de janeiro a secretaria irá discutir as regras de agendamento
detalhadamente e definir quais serão as penalidades para quem não cumprir os
cronogramas. “Todo esse esforço de sincronização também passa pelas
transportadoras e pelos produtores de grãos”.
Seguindo
as determinações da SEP, o terminal portuário deverá informar ao Portolog, com
sete dias de antecedência, a quantidade de veículos que espera receber. O
sistema compatibilizará os pedidos e retornará a cada terminal a cota que será
atendida.
O
lançamento do Portolog faz parte do esforço do governo para mitigar os
problemas logísticos provocados pelo escoamento da nova safra recorde. O
Ministério da Agricultura estima que haja um aumento de pelo menos 11% no volume
de grãos a serem exportados na próxima safra. Em 2013, foram embarcadas 90
milhões de toneladas e a expectativa para 2014 é ultrapassar 100 milhões de
toneladas.
Fonte:
SEP
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