O
equipamento móvel, modelo HCVM-T, que utiliza a força de um acelerador de raio
X de 4MeV (Mega eletron Volt), pode “varrer” contêineres de carga carregados
com uma penetração de aço de até 310mm. “Por utilizar tecnologia por sistema de
raio X, o scanner obteve, no final de agosto, a licença da CNEN – Comissão
Nacional de Energia Nuclear – para iniciar as operações e a partir de agora, a
região sul passa a contar com um sistema avançado de detecção em portos,”
explica Danilo Dias, CEO da Smiths Detection Brasil.
Localizado
no complexo portuário de São Francisco do Sul (SC), o porto compreende uma área
de 144.000m² com performance de 40 contêineres por hora. “Nossa previsão é de
inspecionar até 4.000 contêineres, entre importação e exportação, por mês”,
comenta o gerente de operações do TESC, João Pismel.
“Com
este novo scanner, realizaremos um trabalho mais ágil de vistoria dos produtos
dentro dos contêineres, possibilitando assim mais segurança no procedimento de
despacho aduaneiro,” diz Pismel.
O
modelo HCVM-T, tem capacidade de inspeção de até 150 caminhões por hora e
possui sistema de leitura automática do número do contêiner, por meio da
tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou em português, Reconhecimento
Óptico de Caracteres) e permite até seis modos de operação.
O
TESC, inserido no complexo portuário de São Francisco do Sul, é um terminal
alfandegado pela Receita Federal do Brasil e faz continuamente investimentos em
tecnologia de sistemas de segurança, equipamentos e qualificação de mão de
obra, protegendo assim as cargas movimentadas e armazenadas no terminal.
O
sistema de operação é totalmente integrado, desde a atracação do navio até a
saída da carga. Após obras de ampliação, dragagem e aquisição de novos
equipamentos, o Terminal detém estrutura altamente competitiva, privilegiando
agilidade e segurança na prestação de serviços.
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