Uma
delegação composta por integrantes da Comissão Estadual de Segurança Pública
nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis em Santa Catarina (Cesportos/SC) e dos principais
terminais portuários do estado visitou o Porto de Hamburgo, na Alemanha, no
final do mês de setembro para coletar informações sobre segurança.
“As
visitas servem para a busca de informações sobre os sistemas e procedimentos de
segurança adotados nos portos europeus. O objetivo principal é criar uma
parâmetro de auto-avaliação dos procedimentos de segurança portuária adotados
em Santa Catarina”, revela Reinaldo Garcia Duarte, coordenador da Cesportos/SC.
A
cidade de Hamburgo possui um milhão e oitocentos mil habitantes e está
localizada ao Norte da Alemanha, a 100 quilômetros do mar. A distância, porém,
não é empecilho para que a cidade tenha os terminais mais automatizados do
mundo. Ao todo são cinco: o Burchardkai é o maior em termos de movimentação,
são cerca de 3 milhões/TEUS ano. Seguido por Altenweider, 2 milhões/TEUS,
Eurogate, também 2 milhões/TEUS, Tollerort e O’Swaldkai, com mais de 1
milhão/TEUS.
Burchardkai
possui 140 hectares e quer expandir sua movimentação para 5 milhões de TEUS/
ano em breve. Para isso já investiu na área operacional e hoje quase todo o
terminal é automatizado. São 32 portêineres, dois quilômetros de cais e 120
Sprinters Carries, equipamento que faz toda a movimentação do container em
terra, o detalhe é que todo esse processo não conta com mão de obra humana.
“Toda a tecnologia foi desenvolvida por nós. Levamos um ano de testes até que
se chegasse nesse resultado. É um investimento alto, mas que vale a pena”, diz
Claus Bunk, Consultor do Terminal.
Com
a possibilidade de atracação de 15 navios simultaneamente, mais de 30% da carga
é direcionada a outros países por meio da ferrovia. “Se não tivéssemos a malha
ferroviária bem estruturada aqui o trânsito já teria entrado em colapso há
muito tempo”, revela Bunk.
A
comitiva foi formada por representantes da Cesportos/SC (Polícia Federal,
Receita Federal, Governo do Estado e Administrações Portuárias Catarinenses),
dos Portos São Francisco do Sul, Itajaí e Imbituba e dos terminais Teporti,
Poly, Tesc, Portonave e Itapoá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.