O Centro de Controle vai ser reformado
para abrigar o sistema de monitoramento de tráfego de embarcações a ser
instalado no Porto de Santos
A
Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) abriu certame licitatório para
contratar obras de reforma e ampliação das instalações da antiga Ponte de
Inspeção Naval, na Ponta da Praia, na Avenida Saldanha da Gama, que abrigará o
Centro de Controle do Sistema de Monitoramento de Tráfego de Embarcações
(Vessel Traffic Management Information System – VTMIS).
O
aviso do edital da licitação foi veiculado hoje (dia 23/07/13), no Diários
Oficial da União. Já a aquisição e implementação do VTMIS encontra-se em
licitação, com previsão para recebimento das propostas para o dia 10 de
setembro. O edital da reforma prevê investimento de 900 mil reais, com prazo de
execução de dez meses, a partir da assinatura do contrato. A abertura das
propostas está agendada para o dia 9 de agosto de 2013.
O
diretor presidente da CODESP, Renato Barco, afirma que o VTMIS possibilitará o
monitoramento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal
de navegação e nas áreas de fundeio do Porto de Santos, obtendo informações para o tráfego dentro do canal de
navegação, que servirão, também, para controle de questões ambientais e apoio
em situações de emergência. “É mais uma medida que coloca o Porto de Santos no
nível dos maiores portos do mundo”, define o Presidente.
Sobre o VTMIS
Barco
explica que melhorias nas condições de segurança e de eficiência dos portos são
necessárias por uma série de razões, entre as quais as demandas de um comércio
internacional em crescimento, a tendência da utilização de navios cada vez
maiores, bem como a rapidez com que ocorrem as operações de embarque e descarga
de mercadorias. Segundo o presidente, uma evolução na segurança e na eficiência
da navegação pode ser alcançada mediante investimentos em sistemas avançados de
informações marítimas, a exemplo do VTMIS.
O
Porto de Santos vem, desde 1989, avaliando e buscando diversas formas de controlar
e gerenciar o tráfego de seus navios por meio desse sistema. Com o surgimento
de novas tecnologias de transmissão de dados, na área de radares costeiros e
equipamentos de supervisão à distância (câmeras de longo alcance e visão
noturna), além das exigências nas áreas de segurança e de supervisão portuária,
como o ISPS Code, bem como demandas na área de monitoramento e controle
ambiental, o projeto do VTMIS tornou-se realidade.
Para
o projeto do VTMIS foram avaliados todos os elementos essenciais, chegando-se a
uma alternativa que foi avaliada e aprovada pela Diretoria de Hidrografia e
Navegação (DHN) da Marinha do Brasil, em 20/04/10.
Renato
Barco considera que a implantação e operação do VTMIS no Porto de Santos é tão
importante quanto um sistema de controle de tráfego aéreo para os aeroportos,
tendo em vista sua similaridade no que se refere a infraestrutura e equipamentos.
Equipamentos
O
Centro de Controle do VTMIS contará com uma antena VHF para comunicação com as
embarcações e receberá dados dos pontos de monitoramento, de uma estação
meteorológica e de um marégrafo. Os pontos de monitoramento serão instalados na
Ilha da Moela, na Ponta de Itaipu, na região de Conceiçãozinha e na Ilha do
Barnabé. Estas áreas foram escolhidas por oferecerem segurança aos equipamentos
e possibilitarem cobertura de todo o estuário, que se estende desde o local de
fundeio das embarcações até o Terminal Marítimo da Usiminas.
Cada
ponto possuirá um radar, câmera inteligente e um transponder AIS (Automatic
Identification System), um sistema de identificação automática para a coleta de
dados. O transponder receberá os sinais enviados pelos navios. Através desse
sinal, a central visualiza a posição, a velocidade e o número de registro do
navio em uma carta de navegação
eletrônica, exibida em um monitor – seu movimento é acompanhado em tempo real.
Devido a maior parte das pequenas embarcações não emitirem sinais de
transponder, a tarefa do radar será identificá-las, até o limite de comprimento
de 1,5 metro. A câmera inteligente apontará automaticamente para o alvo
localizado pelo radar. Esses recursos serão integrados à gestão de segurança da
Supervia Eletrônica de Dados e ISPS Code.
Já a
estação meteorológica servirá para monitoramento de intempéries e o marégrafo
para identificar os movimentos de preamar (maré alta) e baixa-mar no canal.
O
VTMIS faz parte do Projeto de Inteligência Logística Portuária da Secretaria de
Portos (SEP), juntamente com o Porto Sem Papel (PSP) e Porto 24 horas, ambos em
pleno funcionamento.
Benefícios
A
obtenção de dados ambientais (meteorológicos e oceanográficos) é um dos
benefícios a ser gerado pelo VTMIS, permitindo à CODESP um melhor estudo dos
efeitos de suas atividades no meio ambiente da região. O projeto prevê a
implantação de uma rede de sensores ambientais com esse objetivo.
O
serviço de controle de tráfego contribui, também, para a salvaguarda da vida
humana no mar. Além disso propiciará o acompanhamento, em tempo real, do
movimento dos navios nas áreas de fundeio, assim como suas manobras no canal de
navegação do porto, gerando informações que permitirão estudos e análises de
caráter logístico, estratégico, tático, mercadológico e operacional, que
resultarão em economia de tempo e de recursos nas operações portuárias,
proporcionando reflexos diretos e indiretos no custo das operações portuárias e
na cadeia logística.
O
VTMIS contará com um subsistema meteorológico que cumprirá duas funções
principais. A primeira é assegurar a operação portuária em condições normais e
seguras, medindo em tempo real as variáveis climáticas, tais como visibilidade,
temperatura, velocidade/direção do vento e pluviosidade. A segunda diz respeito
à calibração automática dos instrumentos de radar, que têm seus sensores de
processamento de sinais interligados com os sensores de velocidade do vento e pluviosidade,
a fim de procurar fazer tratamento na imagem de radar gerada na tela dos
operadores de tráfego. Diante de uma chuva muito forte, o radar sofre muita
interferência das gotículas de chuva, tendo sua leitura comprometida.
Já o
principal objetivo do subsistema oceanográfico do VTMIS é monitorar as condições oceanográficas do
porto de Santos, a fim de garantir a segurança das manobras de entrada e saída
dos navios, pelo canal de entrada da Barra, e a proteção ambiental do complexo
portuário. A altura das marés será registrada em tempo real e comparada,
imediatamente, com o calado de cada navio, de acordo com informações da própria
embarcação, para que a operação portuária seja completada sem riscos à
segurança da navegação.
Fonte: Codesp
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