O
governo do Paraná lançou nesta segunda-feira, 04, a Operação Safra, programa
que visa impedir a formação de filas nas estradas por conta do escoamento da
safra de grãos nas estradas e portos do Estado do Paraná. A Operação Safra do
Porto de Paranaguá foi implantada na região dos Campos Gerais. Iniciado na BR
277 no final de janeiro, o Plano agora começa sua fase de interiorização.
Agentes
da Guarda Portuária e da Polícia Rodoviária Federal abordaram motoristas no posto
da PRF em Furnas, na BR 376. Eles distribuíram, no posto de pedágio da
Concessionária CCR RodoNorte, em São Luiz do Purunã, folders explicativos da
campanha aos caminhoneiros.
Além
da distribuição de material nas praças de pedágio do interior, a Appa dá início
a uma caravana que irá percorrer os postos de combustível das principais
estradas de acesso ao porto, para conversar com os caminhoneiros e distribuir
material informativo. Um site específico sobre a Operação Safra (www.operacaosafra.pr.gov.br),
com informações em tempo real sobre o programa, também foi lançado, com
matérias, contato direto com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina
(Appa) e parceiros e esclarecimentos sobre essa grande operação.
OPERAÇÃO SAFRA
A
Operação Safra tem o objetivo de informar quais são os procedimentos
operacionais do porto, as regras e as mudanças logísticas estabelecidas para
melhorar o fluxo de mercadorias. Acredita-se que, com a sincronia de todos os
envolvidos deste sistema, o porto atingirá maior eficácia operacional diante da
expectativa de novos recordes na produção.
“Este
é um plano bastante ousado no intuito de melhorar a operacionalização do
escoamento da safra 2013. Temos mapeados os mais de 500 pontos de onde sai á carga
de grãos rumo ao Porto de Paranaguá. Além disso, temos o mapeamento dos
terminais do porto e da cidade de Paranaguá, onde atualizamos toda a
sinalização para orientar quem chega para descarregar”, afirma Richa Filho.
O
programa trabalha com três principais frentes: comunicação com o exportador,
caminhoneiros e com os operadores portuários. Entre as mudanças principais
estão as novas rotas de acesso aos terminais de grãos. Foram estabelecidos
caminhos alternativos para cada um dos terminais de descarga, para evitar
dificuldades no tráfego dentro da cidade. Placas de sinalização foram
instaladas para orientar os motoristas. Além de serem distribuídos pela
Caravana, os folders informativos também estão sendo entregues nas praças de
pedágio na BR 277 e BR 376, além do pátio de triagem. O folder traz um mapa,
para orientar os motoristas, e contém os telefones dos terminais de descarga em
caso de dúvidas.
Além
disso, foram espalhados outdoors e outras mídias pelas principais estradas que
dão acesso ao porto e, no pátio de triagem, avisos sonoros e totens
informativos são usados para divulgar as regras de recebimento dos caminhões.
Os exportadores estão recebendo informativos eletrônicos que detalham as regras
da Ordem de Serviço 21, editada no ano passado, que regulamenta o recebimento
de cargas no Porto de Paranaguá.
“Este
ano esperamos uma safra maior do que a do ano passado. Por isso, queremos nos
aperfeiçoar ainda mais com esse planejamento no Porto, em Paranaguá, e agora
rumando ao Interior. O objetivo é que os caminhões não saiam dos pontos de
origem desavisados e sem cadastro. Dessa maneira, evitamos transtornos para os
demais usuários das vias, para as transportadoras que não têm aumento nos
custos, e para o próprio caminhoneiro”, afirma o diretor empresarial da Appa,
Lourenço Fregonese.
Até
o final de março, o material estará sendo distribuído na região de Cascavel e
no interior de São Paulo, no entroncamento das estradas que ligam o Mato Grosso
ao Paraná.
CARGA ONLINE
O
sistema Carga Online continua sendo usado, com ajustes que aperfeiçoaram o
sistema de triagem e endereçamento das cargas para os terminais privados. Com
relação à programação de cargas, nada mudou do ano passado, pois somente serão
programados para descarga os caminhões que tiverem programação de embarque e
que tenham espaço para descarga nos terminais públicos e privados de
carregamento. A novidade este ano será a integração de todas as informações no
sentido de dar conta desta super safra.
“O
porto é um ponto de passagem no processo de escoamento da safra. Por isso, é
necessário aperfeiçoar os processos de forma a facilitar a programação para os
exportadores”, disse o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino. “Para
que tudo isso funcione adequadamente, é necessário dar ampla divulgação,
principalmente aos exportadores, sobre as regras para evitarmos transtornos como
a formação de filas nas estradas”, completou.
A
Operação Safra foi desenvolvida pela Appa e conta com apoio dos Terminais
Portuários Privados do Porto de Paranaguá, Grupo Ecovia, CCR Rodonorte e,
institucionalmente, pela Polícia Rodoviária Federal e Militar. “O nosso
objetivo é colaborar com essa grande operação para evitar as filas e outros
transtornos. Assim, ajudamos a deixar as estradas ainda mais seguras”, afirma o
delegado chefe da PRF em Ponta Grossa, Haroldo Rauch Filho. Segundo ele, ao
longo da Operação Safra, a Polícia Rodoviária Federal dará continuidade à
abordagem dos caminhoneiros e entrega do material.
A
Federação Paranaense de Caminhoneiros Autônomos também apoia o programa “Tudo o
que o governo faz para melhorar o Porto tem sempre nosso aval. Precisamos
acabar com as filas e dar mais conforto e segurança aos caminhoneiros. A vida e
a segurança nas estradas vêm em primeiro lugar”, garante o presidente da
Federação e do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Ponta
Grossa (Sinditac), Neuri Tigrão .
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