Enquanto o Porto de Santos convive com
um caos, O Porto de Paranaguá dá exemplo de organização
Nos
dois primeiros meses deste ano, dos 46.308 caminhões que chegaram ao Pátio de
Triagem, para descarregar grãos no Corredor de Exportação do Porto de
Paranaguá, mais de 66% – 30.898 – são do Paraná. Desses, 24% – ou seja, mais de
7,4 mil caminhões – chegam do Oeste do Estado. É por isso que a Operação Safra
está sendo intensificada a partir desta semana na região.
Criada
pelo Governo do Estado e desenvolvida pela Administração dos Portos do Paraná,
em parceria com o Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF) e com a
Concessionária Ecocataratas, a ação está sendo realizada no posto da Polícia,
no quilômetro 580, da BR 277, a quatro quilômetros da entrada da cidade.
Com
a ajuda de oito agentes da PRF da região, Guardas
Portuários entregam aos caminhoneiros os folders da Operação Safra. “Nosso
objetivo é informar sobre as novas regras de descarga de grãos no Porto de
Paranaguá. Se cada um dos agentes responsáveis pelo escoamento da safra fizer a
sua parte, todos ganham. O campo consegue escoar a produção, com tranquilidade,
segurança e sem a formação de filas nas estradas, o que melhora a vida de todos
os demais usuários”, explica o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz
Henrique Dividino.
Como
explica o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, entre as principais
mudanças que estão sendo anunciadas pela Operação, estão as novas rotas de
acesso aos terminais de grãos. “Foram estabelecidos caminhos alternativos para
cada um dos terminais de descarga, para evitar dificuldades no tráfego dentro
de Paranaguá. Além disso, instalamos placas de sinalização para orientar os
motoristas e fizemos uma série de adaptações operacionais para fazer a safra
fluir”, afirma.
A
operação tem o objetivo de informar quais são os procedimentos operacionais do
porto, as regras e as mudanças logísticas que foram estabelecidas para melhorar
o fluxo de mercadorias. Acredita-se que, com a sincronia de todos os atores
deste sistema, o porto atingirá maior eficácia operacional diante da
expectativa de novos recordes na produção.
Regras
O
sistema Carga Online continua sendo usado, com ajustes que vieram aperfeiçoar o
sistema de triagem e endereçamento das cargas para os terminais privados. Com
relação à programação de cargas, nada mudou do ano passado para agora, pois
somente serão programados para descarga os caminhões que tiverem programação de
embarque e que tenham espaço para descarga nos terminais públicos e privados de
carregamento. A novidade este ano será a integração de todas as informações no
sentido de dar conta desta super safra.
O
Porto é um ponto de passagem no processo de escoamento da safra e por isto se
faz necessário o aperfeiçoamento e ampla divulgação dos processos de forma a
facilitar a programação para os exportadores. “Para que tudo isso funcione
adequadamente, é necessário dar ampla divulgação principalmente aos
exportadores sobre as regras e com isso evitaremos transtornos como formação de
filas nas estradas”, explica Dividino.
Operação
A
Operação Safra foi lançada no início de fevereiro. As primeiras ações foram na
BR 277, sentido Paranaguá. A partir desta, o programa começou a ser
interiorizado. O direcionamento às demais regiões do Estado foi marcado com a
ação na BR 376, em Ponta Grossa, e com o lançamento da Caravana que viaja todas
as regiões do Estado e leva informação a todos os envolvidos no escoamento da
safra deste ano.
A
campanha com três principais frentes: comunicação com o exportador,
caminhoneiros e com os operadores portuários. Essa comunicação é feita através
dos folders impressos – distribuídos pela Caravana, pelas ações nas estradas,
junto com a PRF, e também disponíveis nas praças de pedágio e no pátio de
triagem da Appa -; folders eletrônicos; outdoors instalados nas estradas;
totens informativos no Pátio; e mapas com a rota de cada um dos nove terminais
de descarga do Corredor de Exportação.
Além
dessas mídias, no início deste mês a Appa também lançou o hotsite
www.operacaosafra.pr.gov.br. Este traz matérias, contato direto com a
Administração dos Portos do Paraná e parceiros e esclarecimentos sobre essa
grande operação.
Na
região Oeste do Estado, a Operação começou na segunda-feira (11), nas cidades
de Palotina, Toledo e Céu Azul. Depois de Cascavel, os próximos destinos são
Matelândia, Foz do Iguaçu, São Miguel do Oeste e Santa Tereza do Oeste. Até o
final de março, o material estará sendo distribuído na região de Cascavel e no
interior de São Paulo, no entroncamento das estradas que ligam o Mato Grosso ao
Paraná.
A
Operação Safra foi desenvolvida pela Appa e conta com apoio dos Terminais
Portuários Privados do Porto de Paranaguá, Grupo Ecovia, CCR Rodonorte e,
institucionalmente, pela Polícia Rodoviária Federal. “Com informação, ajudamos
os caminhoneiros a manterem a qualidade de vida e segurança, além de
colaborarmos com a segurança viária do fluxo. Qualquer ação que visa evitar
transtorno nas rodovias é positiva e tem o nosso apoio”, conclui o inspetor
responsável pela PRF, em Cascavel, Wesley Rotta.
Movimento na Região
Segundo
dados da Ecocataratas, concessionária que administra a BR277, na região de
Cascavel, nos dois primeiros meses deste ano, passaram pelas praças de pedágio
da região 59.994 caminhões e carretas. Destes, 13.436 transportavam produtos
agrícolas – o que representa mais de 20%.
Este
ano, ainda de acordo com a empresa, tanto o movimento total quanto o tráfego
agrícola aumentaram significativamente. Em 2012, no mesmo período, o número
total de caminhões era de 53.308. Representando o movimento fruto da
agricultura, foram 11.827 veículos de carga que trafegaram pelas rodovias da
região.
“Com
certeza, essa operação trará mais segurança e agilidade às estradas da região.
Isso reflete não apenas no transporte da safra, mas em todo o fluxo de veículos
na BR 277, desde aqui a origem até o Porto de Paranaguá”, afirma o diretor
superintendente da Ecocataratas, Jeancarlo Mezzomo.
Fonte:
Revista Portos S.A.
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