SEGURANÇA PORTUÁRIA
O
Porto de Vitória receberá o Certificado ISPS CODE (International Ship and Port
Facílity Security Code), o que significa que suas instalações portuárias são
seguras para receber embarcações estrangeiras, pois atende as normas
internacionais de segurança. O certificado deverá ser emitido dentro de três
meses pelos técnicos da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos,
Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS), após auditoria realizada nas
dependências dos Cais de Vitória e de Capuaba.
O
ISPS CODE é um código internacional que visa a segurança e a proteção de navios
e instalações portuárias, elaborado pela Organização Marítima Internacional
(IMO), pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU) e aprovado pelo
Governo Brasileiro em forma de lei. A Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA)
desde 2004 (ano em que entrou em vigor o Código ISPS no Brasil) vinha buscando
atender as determinações da IMO para conseguir a certificação.
A
auditoria foi feita em novembro passado por representantes da CONPORTOS (os
técnicos Flávio Werneck e Wolnei Moraes), CESPORTOS – Comissão Estadual de
Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (representantes da
Marinha, Receita Federal e Governo do Estado), ANTAQ e Ministério dos
Transportes. Na ocasião foram verificadas pelos técnicos diversas
não-conformidades para o recebimento do certificado. Já na semana passada foi
feita nova vistoria, quando se constatou que as solicitações foram atendidas,
ficando em aberto “pequenos ajustes”.
O
presidente da CODESA, Clovis Lascosque, esteve reunido com os técnicos que,
logo em seguida ao encontro, visitaram os setores de controle de acesso ao
porto, ao centro de controle de segurança e ao perímetro portuário.
Para
obter o ISPS CODE, a CODESA investiu em obras e equipamentos, bem como em
treinamento e capacitação de pessoal para adequação de seus terminais e portos,
“assegurando aos usuários a conformidade de suas instalações às novas
exigências internacionais de segurança”. A conquista da certificação será
importante para o funcionamento do Porto de Vitória, tendo em vista que o
comércio marítimo internacional é altamente competitivo.
“Os
armadores tendem a evitar que seus navios parem em portos que não são
certificados de acordo com o Código ISPS. Como o Porto de Vitória agora terá
essa certificação, isso significa que somos um porto seguro. Sem ela,
significaria que num futuro próximo teríamos que atuar somente no segmento de
cabotagem”, sublinha Antônio Carlos Nascimento dos Santos, coordenador de
Segurança de Navios e Instalações Portuárias da CODESA. E sublinhou: “Vamos
melhorar a nossa relação comercial com o mundo, pois atenderemos agora a todos
as diretrizes de segurança internacionais”.
ISPS CODE
O
Brasil como Estado-Parte da Convenção SOLAS, desde 25 de maio de 1980 por força
do Decreto Legislativo nº 11/80, ainda que a sua promulgação tenha ocorrido
apenas pelo Decreto nº 87.186, de 18 de maio de 1985 assumiu o compromisso de
implementar o Código ISPS, que entrou em vigor em julho de 2004. O Código ISPS
estabelece determinadas regras que tornam os navios e instalações portuárias
mais seguras. Dentre as medidas adotadas podemos destacar as seguintes:
•
Estabelecimento de maior controle de entrada e saída de pessoas e veículos nas
instalações portuárias;
•
Delimitação do perímetro do porto;
•
Instalação de sistema de vigilância dos limites do perímetro do porto e do
cais; e
•
Necessidade de cadastramento das pessoas e veículos que entram na instalação
portuária.
Prescreve,
ainda, o Código que um navio antes de chegar ao porto deve informar os últimos
10 portos que visitou e caso algum deste não seja certificado de acordo com o
Código poderão ser adotas medidas adicionais de proteção, tais como inspecionar
o navio, coloca-lo em quarentena, etc., o que causará atraso na operação do
navio provocando sérios prejuízos. Tendo em vista que o comércio marítimo
internacional é um setor altamente competitivo, os navios que o realizam
passariam a evitar portos que não são certificados de acordo com o Código ISPS.
Logo
após a entrada em vigor do Código ISPS, a IMO criou um sítio onde podem ser
verificadas as instalações portuárias que possuem certificação.
No
Brasil a certificação dos navios é realizada pela Autoridade Marítima (Marinha
do Brasil) e a das instalações portuárias pela Comissão Nacional de Segurança
Pública de Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS), da qual participam
os Ministérios da Justiça, Defesa (Marinha do Brasil), Fazenda, Relações
Exteriores, Transportes e ANTAQ.
Para
que uma instalação possa ser certificada o Código prescreve que deve ser
efetuada uma Avaliação de Risco, a qual é submetida à Comissão Estadual de
Segurança Pública dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS), que
sugere a CONPORTOS a sua aprovação. Uma vez aprovada, é elaborado um Plano de
Segurança que também é submetido à CESPORTOS para aprovação. Uma vez
implementadas as ações do Plano a CESPORTOS, algumas vezes com participação da
CONPORTOS e ANTAQ, realiza inspeção e se a segurança do porto estiver aceitável
é emitida a Declaração de Cumprimento. Após a Declaração a instalação é
incluída no site da IMO como certificada, o que dá a divulgação internacional
da sua nova situação.
Fonte: ESHoje
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