Neste porto os guardas portuários estão acumulando
funções que são da categoria dos trabalhadores de capatazia e de conferentes de
carga
O
Portão 17 do Porto de Belém tem uma movimentação considerável de contêineres,
no entanto a segurança é precária, pois a atuação da Guarda Portuária está
voltada para o procedimento administrativo, em prejuízo das suas atribuições
típicas. Neste Portão, os guardas portuários simplesmente substituíram os
conferentes de carga e capatazia, acumulando as duas funções.
Os
guardas foram designados para executarem este serviço, alguns sem qualquer
treinamento para realizarem esta nova função. O serviço envolve o manuseio de
um coletor de dados, que requer conhecimento para manuseá-lo. A entrada e saída
da mercadoria podem ser prejudicadas por erro ou manuseio.
Os
guardas foram designados para executarem este serviço, alguns sem qualquer
treinamento para realizarem esta nova função. O serviço envolve o manuseio de
um coletor de dados, que requer conhecimento para manuseá-lo. A entrada e saída
da mercadoria podem ser prejudicadas por erro ou manuseio.
Os
guardas portuários substituíram os empregados do Setor Operacional da Companhia
Docas do Pará - CDP, quanto ao recebimento e retirada de cargas do Porto. O
Portão 17 é uma extensão da área de operação do Porto de Belém.
Toda
a legislação portuária vigente é clara sobre as atribuições da Guarda
Portuária, que é uma atividade fim das Companhias Docas. Neste porto os guardas
portuários estão acumulando funções que são da categoria dos trabalhadores de
capatazia e de conferentes de carga.
Com
a atenção voltada para o serviço de conferência de carga, a segurança vai à
zero, e os guardas passam a ser alvo dos meliantes, cujo foco será o armamento.
" O FOCO NA CONFERÊNCIA DA CARGA FRAGILIZA O CONTROLE DE ACESSO À ÁREA RESTRITA E TORNA O GUARDA UM ALVO FÁCIL A AÇÃO DOS MELIANTES"
Em
agosto, em assembleia realizada no SINDIGUAPOR, foi deliberado o encaminhamento
administrativo junto à CDP para requerer o pagamento de 20% sobre o salário, referente o acúmulo de função.
Em
2004, 18 conferentes foram contratados por concurso público, no entanto,
atualmente muitos estão trabalhando em cargos comissionados, obrigando a
empresa escalar guardas portuários para exercerem esta função.
Várias
ações já estão sendo movidas, com os guardas requerendo o acúmulo de função, e
a Justiça vem reconhecendo este direito.
Em
Santos
O
Plano de Segurança prevê que nos portões de acesso atuem porteiros para fazerem
o cadastramento das pessoas que não tem o crachá. Esses porteiros trabalharam
por alguns anos, mas foram retirados em virtudes de irregularidades no contrato
com a empresa terceirizada, apontadas pelo TCU. Atualmente são os guardas
portuários que acumulam esta função, no entanto até o momento, nenhum guarda
requereu o acúmulo de função.
Além
dos portões, vários guardas estão trabalhando em horário e função diferenciada,
que inclusive foram alvos de denúncias no Ministério Público do Trabalho – MPT.
Fonte:
SINDIGUAPOR
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informado àqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma,
estejam relacionados com a Guarda Portuária e a Segurança Portuária em todo o
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ACREDITO QUE SEJA APENAS A GUARDA PORTUÁRIA DA CDP EM TODO BRASIL QUE ACEITE ATUAR PASSIVAMENTE COMO CONFERENTE DE CARGAS NOS PORTÕES DE ACESSO DOS VÁRIOS PORTOS ADMINISTRADOS POR ESTA COMPANHIA DOCAS. EM CONTRAPARTIDA, COMO MUTO BEM FOI DITO NA MATÉRIA, NÃO EXISTE NENHUMA SEGURANÇA OU ATENÇÃO VOLTADA PARA OS PROCEDIMENTOS QUE A GARANTAM INTEGRAL E ESPECIFICAMENTE DURANTE A INFORMAÇÃO SOBRE AS CARGAS NO COLETOR E OUTROS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS AFETOS AOS EMPREGADOS DA OPERAÇÃO, OS QUAIS FICAM ILEGALMENTE AO ENCARGO DOS GUARDAS PORTUÁRIOS. LAMENTÁVEL.
ResponderExcluirInfelizmente não é só na CDP. Em Vitória um GP já foi baleado quando executava este tipo de serviço.
ResponderExcluirQuando um marginal se esgueirou por entre os caminhões e efetuou os disparos , já que toda a atenção
estava voltada para o serviço que deve ser de um conferente. Se os sindicatos não tomarem atitudes
"ELES" vão continuar não se importando muito com nossa segurança.
GP ALEXANDRE - ES