As
filas de caminhões que se formam no entorno dos terminais portuários e retro
portuários poderão diminuir com a implantação do projeto “Cadeia Logística
Inteligente” ou “Carga Inteligente”.
A
solução logística, ainda em fase embrionária, foi apresentada pela SEP
(Secretaria de Portos) e pela UFSC (Universidade de Santa Catarina), na reunião
do Comitê de Infraestrutura e Logística do Porto de Santos, no auditório da
Codesp, na última terça-feira, 23.
O
projeto, desenvolvido pela SEP em parceria com a universidade, faz parte do PNLP
(Plano Nacional de Logística Portuária), do governo federal, e consiste no uso
de tecnologias de rastreamento de cargas para aumentar a eficiência logística dos
portos.
“O
projeto Carga Inteligente faz parte do projeto Porto Sem Papel, que trata hoje
da estadia das embarcações, fornecendo informações antecipadas aos órgãos
anuentes (Anvisa e Alfândega, por exemplo), de forma eletrônica”, explicou a
assessora de Informações do Departamento de Planejamento da SEP, Mariana Pescatori.
“A
gente vai permitir a puxada da carga somente dos caminhões que estiveram
autorizados a acessar o porto”, complementou. O sistema de controle de cargas
deve resolver os problemas com o agendamento desordenado de entradas e saídas
dos terminais, de acordo com Mariana.
Durante
a apresentação, o gerente de projetos da UFSC, Roger Bittencourt, mostrou que a
carga será rastreada desde a sua origem até o destino final no Porto, após
identificação prévia da mercadoria, do caminhão e do motorista, no sistema.
O governo federal vai investir R$ 115 milhões
no projeto em 12 portos, com recursos do PAC, para contratação do sistema,
licitações e obras.
Gate 18 - Acesso aos Terminais da Libra
A
compra dos equipamentos e as obras devem ocorrer no início de 2013, e o sistema
inteligente será elaborado em março a partir de um algoritmo desenvolvido pela
universidade.
“A
ideia é estar com tudo instalado até julho do ano que vem, quando o sistema
estará pronto. Primeiro, a gente vai implantar o sistema em Vitória, depois, em
Santos.
Os
trabalhos já foram iniciados no Porto de Vitória, mês passado, e será
apresentado no Porto do Rio até o fim deste ano. No total, 12 portos públicos
serão contemplados com esse projeto.
A
primeira reunião consiste na coleta de dados com preenchimento pelos agentes
envolvidos de formulário eletrônico, desenvolvido para detectar as
particularidades da logística e da infraestrutura do porto e de seu entorno por
agentes e intervenientes no processo.
O projeto
Carga Inteligente prevê o monitoramento das cargas que chegam ou saem dos
portos. Ele é responsável em identificar, rastrear e controlar todas as
mercadorias que acessam o Porto. A tecnologia atua via RFID (Radio Frequency
Identification - identificação por radiofrequência), proporcionando uma série
de benefícios, entre os quais diminuição de perdas de cargas por fraude,
redução no custo dos fretes e filas dos caminhões que aguardam as mercadorias e
maior fidelização dos transportadores, além da conformidade com os padrões
adotados internacionalmente.
Fonte: Jornal Metro / SEP
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