Foi decidido pelo governo federal e a SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) que começará a ser implantada, a partir de julho deste ano, a etiqueta eletrônica em automóveis, motos e caminhões, com o objetivo de fiscalizar melhor as vias e melhorar o trânsito. Os Detrans ficarão responsáveis pela instalação que deverá ser feita em todos os veículos de cada estado num prazo máximo de dois anos. O custo do equipamento gira em torno de R$ 20 e fica por conta do proprietário.
Segundo Dario Sassi Thober, fundador do Instituto Wernher Von Braun, que desenvolveu a tecnologia, o equipamento não funciona da mesma forma do GPS. Ele é uma tag eletrônica que apenas guarda uma chave criptografada que é alterada a cada passagem pelos pontos onde estão os sensores, os chamados pórticos.
Esse equipamento que já é usado em outros países, guarda na tag o conteúdo e ele só é lido pelas antenas oficiais, sem carregar nenhuma informação pessoal ou do veículo. Apenas os órgãos oficiais fazem o cruzamento das informações de ambiente e veículo. As tags serão instaladas nos pára-brisas dos veículos e nas vias haverão pórticos e antenas localizadas em pontos estratégicos que captarão os sinais do equipamento.
Em São Paulo, a etiqueta eletrônica começarou a ser usada em abril e evitará filas de congestionamentos nos pedágios, já que serão cobradas mensalidades por quilômetros rodados. Outra vantagem é que a etiqueta lê os dados mesmo que o veículo esteja em altas velocidades. O aparelho funcionará como indicador de congestionamentos e possibilitando que os órgãos de trânsito encontrem outras vias para desafogar os engarrafamentos.
O condutor que estiver com multas ou trafegando em alta velocidade também será captado, pois a tag registra a velocidade do veículo durante o seu movimento, não apenas sendo captado ao passar pelos pórticos. Essas mudanças deverão estar funcionando perfeitamente até 2014 e até lá, novos veículos já devem sair das concessionárias com o novo dispositivo.
Fonte: Naiane Nascimento – Leia Já
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.