A Identificação veicular consiste em verificar a identidade de um veículo, verificando o seu documento de identificação denominado CRLV e as marcações existentes no veículo e nos agregados.
Conforme vimos na postagem “Guarda Portuária Apreende Carreta Clonada”, o guarda portuário Alberto suspeitou da clonagem, em virtude de um dos veículos possuir a marcação do chassi e o outro não, isto em virtude de ter realizado um curso sobre o assunto.
Em 2007, por iniciativa do Inspetor Carlos Carvalhal, com a colaboração dos guardas portuários Davi Motta e Wagner Pinheiro de Almeida, foi realizado no Centro de Treinamento da CODESP, nos dias 23, 24, 25 e 26 do mês de julho, no horário das 8:00 às 12:00 horas, um Curso de Identificação Veícular. ministrado pelo Prof. Nelson A. Ribeiro, Perito da Polícia Civil e professor da ACADEPOL – Academia de Polícia Civil.
Inicialmente entramos em contato com o Prof. Nelson e verificamos a possibilidade dele dar o curso e qual seria o valor. Posteriormente esse valor foi rateado entre aqueles interessados em pagar o curso do seu próprio bolso, visando o aprimoramento do nosso trabalho. Foi solicitada a cessão do Centro de Treinamento da CODESP, oferecendo em troca a disponibilização de três vagas no curso.
Após tomar conhecimento da nossa iniciativa o então gerente de policiamento, Orlando Alves dos Santos, apoiou a iniciativa, solicitando a empresa para que ela custeasse o curso.
Realizaram o curso:
Inspetores:
01) Aírton José de Freitas
02) Marco Antonio Barbosa dos Santos
03) Carlos Chagas Neto
04) Carlos Roberto Carvalhal
05) Donizetti Perez
06) João Carlos Alves Bica
Agentes:
01) Antonio Carlos Delfino Assunção
Guardas Portuários:
01) Jorge Mira Marques
02) Roberto Yanes Garcia Fernandes
03) Salvador de Lima Franco Júnior
04) Luis Carlos Pires Gonçalves
05) Robson Gomes Santos
06) Rodrigo Pádua Domingues
07) Marcos Quinteiro S. de Oliveira
08) David Mota
09) Sinval Nascimento de Santana
10) Fabiano Pellegrini Corvelo
11) Marcelo Tornincasa Cabral
12) Felipe Januzzi Laragnoit
13) Fellipe Araújo Villar
14) Luiz Fernando Igrejas Moitas
15) Laurent de Paula Furtado
16) Adam Warlock Soares
17) Jean Carlo de Souza
18) Carlos Alberto Leite Celestino
19) Rafael Carlos dos Santos
20) Fábio Henrique Fischer Ribeiro
21) Edgleidson da Silva Sobrinho
22) Reginaldo Nascimento Tavares
23) Marlon Cristiano Peralta
24) Wagner Alves Júnior
25) Waldemir Moreira da Silva
26) Wagner Pinheiro de Almeida
o DICA: Se você for operador de segurança público, ou seja: guarda municipal, policial militar, civil, federal ou rodoviário federal, agente penitenciário, perito criminal, funcionário do Detran, então você pode se matricular nos cursos da rede SEAT, da Senasp, no seguinte endereço: http://www.mj.gov.br/ead
o DICA: Se você quiser mais sobre o assunto, pode conferir o trabalho de monografia realizado por Antonio Cipullo Neto http://www.escoladegoverno.mt.gov.br/descricao_trabalho.php?id=33
o DICA: Se você quiser ser um bom profissional não espere que a empresa lhe capacite, busque você a sua capacitação para ser o melhor na sua profissão.
Localização da gravação da numeração do chassi nos veículos PICK-UP e CAMINHÕES (CACCAVALLI, 2003)
a) AGRALE: Longarina esquerda, face externa;
b) Silverado: Longarina direita, face externa;
c) Cargo e F1000, a partir de 1988: Longarina direita, face externa;
d) Chevrolet C 10, C20, C 14, C15: Longarina direita, face superior;
e) Chevrolet D 10, D 20: Longarina direita, face superior;
f) Chevrolet (demais caminhões): Longarina direita, face superior;
g) S 10 e Blaser: Longarina direita, face externa;
h) Fiat-F.N.M: Longarina direita, face externa;
i) Ford, até junho de 1972: Longarina esquerda, face superior;
j) Ford F1000 a F4000, do ano de 1973 a 1987: Longarina direita, face superior;
k) Ford (demais caminhões): Longarina direita, face superior;
l) Jeep: Longarina direita, face superior;
m) Mercedes Benz, até julho de 1979: Longarina direita, face externa;
n) Mercedes Benz, a partir de julho de 1979: Longarina direita, face externa;
o) Rural e F 75: Longarina direita, face externa;
p) Toyota: Longarina direita, face externa;
q) Scania, até o ano de 1980: Longarina esquerda, face externa;
r) Scania e Volvo, a partir do ano de 1981: Longarina externa, face externa;
s) Volkwagen 6-80 e 6-90: Longarina direita, face inferior;
t) Volkwagen 11-130, 13-130 e 14-130: Longarina direita, face inferior.
Nos veículos utilitários (caminhões, camionetas e ônibus), o chassi normalmente se encontra gravado na longarina do lado direito, facilitando o serviço do agente fiscalizador.
FONTE: ANTONIO CIPULLO NETO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.